Teatro de fantoches e declarações de afeto deram o tom da homenagem ao Dia dos Pais realizada nesta quinta-feira (09/08) pelo grupo de humanização do Hospital do Subúrbio (HS). A atividade contou com a participação dos estudantes do Curso de Técnico em Enfermagem do Subúrbio Ferroviário de Salvador e teve o objetivo de levar um conteúdo lúdico e de homenagem para os pais e para as próprias crianças que estão internadas no HS, lembrando da tradicional data que, neste ano, é comemorada no próximo domingo (12/08).
De acordo com a assistente social Rejane Sena, uma das coordenadoras da atividade, a ação é essencial para que não se perca o contato com o que acontece fora do hospital, ajudando a motivar crianças e familiares que estão na unidade de saúde. “Mais uma vez, o grupo de humanização do Hospital do Subúrbio traz um pouco de alegria para os pacientes que estão internados, especialmente para as crianças. É muito gratificante quando percebemos que eles conseguem se desligar um pouco do ambiente do hospital”, conta.
Para Rafael Andrade, pai de uma das crianças que acompanhava atentamente o teatro de fantoches, foi importante ver a alegria do filho. “A criança precisa sempre de algo a mais. Achei muito positiva esta atividade que é desenvolvida aqui no Hospital do Subúrbio. É uma brincadeira que faz com que ela se distraia um pouco”, afirmou.
A estudante do Curso de Técnico em Enfermagem, Lucineia Cruz, participou ativamente de toda a ação. “Começamos a desenvolver esse trabalho de teatro dentro do nosso curso. Já levamos essa proposta para outros lugares e o resultado sempre é especial. Ver que a criança conseguiu se desligar momentaneamente dos problemas pelos quais está passando é muito gratificante”, considera.
Programas pautados na humanização dos serviços fazem parte do cotidiano do Hospital do Subúrbio. Hoje, o hospital dispõe de brinquedoteca e escola hospitalar, além de comemorar junto às crianças eventos importantes, como Páscoa, Dia das Crianças, Carnaval e Natal.