A Comissão de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde do Hospital do Subúrbio (HS) realizou, no dia 1º de março, ação educativa com foco nos tipos de resíduos gerados pela instituição e o seu descarte correto. O grupo apresentou aos profissionais do HS o trabalho que desenvolve, baseado no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), cujo objetivo é minimizar ou eliminar a geração de resíduos e garantir que, uma vez produzidos, recebam encaminhamento correto e eficiente, tendo em vista a proteção tanto dos trabalhadores como do meio ambiente.
“O hospital se preocupa com o descarte correto. Realizando-o adequadamente, estamos atuando de forma sustentável, ajudando o meio ambiente”, reforça a presidente da Comissão, Caroline Rangel. Por meio do PGRSS, toda a cadeia de geração do resíduo é monitorada, permitindo que os riscos em cada etapa (desde a geração até a sua disposição final) sejam levantados, o que ajuda a minimizar os riscos à saúde das pessoas e os danos ao meio ambiente.
Na atividade promovida pela Comissão, colaboradores participaram de dinâmicas, testando e aprofundando seus conhecimentos sobre o gerenciamento de resíduos no ambiente hospitalar e de que forma podem contribuir no seu manejo. Segundo a enfermeira Caroline Rangel, alguns dos conteúdos abordados foram a classificação dos resíduos de acordo com suas características (com risco biológico, químico, radiológico, similares aos resíduos domiciliares ou materiais perfurocortantes), quais deles são gerados no hospital e seus respectivos modos de descarte.