A campanha Novembro Azul reuniu no Hospital do Subúrbio (HS) profissionais interessados em cuidar da própria saúde e obter mais informações sobre prevenção do câncer de próstata. Durante as atividades, idealizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), colaboradores homens mostraram que se importam com o seu bem-estar e qualidade de vida.
A programação do Novembro Azul contou com salão informativo sobre saúde do homem, nas segundas e quintas-feiras do mês, a cargo do Núcleo de Segurança do Paciente. No dia 23, um estande informativo foi montado por profissionais do SESMT, que abordaram as equipes do hospital conversando sobre prevenção do câncer de próstata.
No dia 28, o urologista Fábio Beltrão liderou uma roda de conversa desmistificando preconceitos e esclarecendo dúvidas. “O homem que tem de 50 a 80 anos deve realizar o exame anual, que associa PSA e toque retal”, pontuou. O PSA é um exame realizado por meio da coleta de sangue venoso. Caso haja histórico familiar da doença, a indicação é que os exames sejam realizados a partir dos 45 anos.
O médico ainda explicou que, caso o câncer de próstata seja descoberto em fase inicial, há cerca de 90 a 95% de probabilidade de cura. Segundo tipo de câncer mais frequente na população masculina (o primeiro é o câncer de pele), o câncer de próstata é também o segundo tipo que mais mata os homens, depois do câncer de pulmão.