Com uma palestra realizada na manhã de quarta-feira, 27 de julho, o Hospital do Subúrbio (HS) comemorou o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A homenagem à data foi feita durante a reunião das coordenações e lideranças, e contou com apresentação da engenheira de Segurança Valeschka Bacelar, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), na qual foram mostradas estatísticas no Brasil e no hospital relativas a acidentes de trabalho.
Dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o subgrupo envolvendo profissionais da saúde e áreas afins registrou 29.718 acidentes do trabalho, dentre típicos, de trajeto e doenças do trabalho. No HS, de janeiro a julho deste ano, 44,12% dos acidentes foram típicos com riscos biológicos, 29,41% de trajeto e 26,47% típicos diversos, como quedas, em um total de 34 ocorrências.
De acordo com o Sesmt, a intenção é que, com a participação ativa das lideranças nas questões acerca da segurança do trabalho, os profissionais do hospital transformem em hábito as boas práticas e o cuidado diário para que passem a atuar em conformidade com os preceitos de segurança de forma autônoma. Assim, a “cultura de segurança do trabalho”, dependente da intervenção dos líderes, daria lugar a uma outra, independente.
As ações em prol de um ambiente hospitalar seguro ocorrem diariamente nos setores do hospital. Somente de março a junho de 2011, foram realizadas 2.712 auditorias das condições de trabalho, incluindo aquelas relacionadas às caixas de material pérfuro-cortante. Durante a palestra pelo Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, condutas como o uso de óculos de segurança, a atenção às condições do piso para evitar quedas e a não improvisação de utensílios laborais foram reforçadas por Valeschka Bacelar, que chamou a atenção para o dever dos colaboradores de informarem imediatamente a equipe do Sesmt, em caso de acidente, para que sejam iniciadas as investigações.
Além de proferir palestra no HS, a engenheira de Segurança, Valeschka Bacelar, também realizou apresentação sobre acidentes de trabalho e sua prevenção no Hospital Geral Roberto Santos, na tarde do dia 27.