Orientações sobre o Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio, esclarecimentos, distribuição de material educativo e uma escuta ativa deram o tom da ação promovida pelo Serviço de Psicologia do Hospital do Subúrbio (HS), com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), na última terça-feira, 05 de setembro. A intenção foi chamar a atenção dos profissionais do HS para um tema delicado e que precisa ser debatido com clareza e informação.
Onde encontrar ajuda, como reconhecer os sinais de alerta em pessoas sob risco de suicídio, estar atento a mudanças de comportamento e fatores de risco foram alguns dos assuntos abordados pelas psicólogas do HS. O fluxo de acolhimento psicológico existente no hospital também foi apresentado, para auxiliar profissionais que necessitem de ajuda.
Além de fôlderes explicativos, foram entregues sementes de girassol-anão acompanhadas de instruções para plantio. O girassol é considerado um símbolo da campanha Setembro Amarelo, devido à sua cor e seu movimento em busca do sol – todas as manhãs ele segue a luminosidade, porque precisa dela para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em direção à luz.