Movimento Maio Amarelo: Segurança do Trabalho realiza ação

Home Notícias do HS Movimento Maio Amarelo: Segurança do Trabalho realiza ação

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e conscientizar para a redução dos acidentes de trânsito é o propósito do Maio Amarelo, movimento internacional que ocorre todos os anos. No Hospital do Subúrbio (HS), o Maio Amarelo foi marcado por uma ação desenvolvida pelo Serviço de Segurança do Trabalho, nesta sexta-feira, 28 de maio.

Um estande com painel e folhetos educativos foi montado na área em frente ao Espaço de Convivência, colocando em pauta o tema da segurança viária. A atividade mobilizou profissionais do HS de diversos setores que dialogaram sobre o assunto com a equipe de Segurança do Trabalho.

O Maio Amarelo busca envolver órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Os acidentes de trânsito são a primeira causa de mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; a segunda, na faixa de 5 a 14 anos; e a terceira, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

*Com dados do portal maioamarelo.com