SCIH realiza ação educativa pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos

Home Notícias do HS SCIH realiza ação educativa pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos

No Dia Mundial de Higienização das Mãos – 05 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) movimentou o Hospital do Subúrbio (HS) com atividades lúdicas, na área em frente ao Espaço de Convivência. O evento continuou no dia seguinte, 06 de maio (quinta-feira), para alcançar o maior número possível de pessoas.

Por meio de jogos educativos e vídeos gravados com a equipe do SCIH, com coreografias e letras ressaltando a prevenção de infecções através da higiene das mãos, profissionais de distintos setores do hospital relembraram técnicas e reforçaram seus conhecimentos sobre o tema. Os vídeos foram uma releitura divertida das coreografias dos influencers Orlandinho, Thiago e Anderson (que fizeram sucesso nas redes sociais) e das letras das músicas “Conto de fadas” e “Acaso”, convertidas em paródia para destacar a importância da higiene das mãos na prevenção de infecções.

Na oportunidade, foi lançado concurso para avaliar o trio que melhor dançasse a coreografia sobre higiene das mãos exibida no televisor instalado no local. Brindes também foram entregues aos profissionais que participaram da ação. A equipe do SCIH ainda convidou os participantes a completar caça-palavras e palavras cruzadas que tinham como foco a prevenção e o controle de infecção.

Este ano, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza a importância da higiene correta e eficaz das mãos pelos profissionais de saúde, considerando o ambiente de cuidado em que está inserido o próprio profissional, o paciente e o seu entorno.