Setores do HS recebem oficina de Comunicação em Situações Difíceis

Home Notícias do HS Setores do HS recebem oficina de Comunicação em Situações Difíceis

Profissionais da equipe multidisciplinar durante treinamento in loco

Com a missão de capacitar a equipe assistencial do Hospital do Subúrbio (HS) para momentos que demandem a comunicação de notícias ruins a pacientes e seus familiares, um grupo de profissionais da instituição iniciou a chamada “Oficina de Comunicação em Situações Difíceis”. A ação consiste em percorrer as enfermarias, as Unidades de Terapia Intensiva e a Emergência do hospital, abordando colaboradores das diversas categorias profissionais em um treinamento in loco.

A primeira etapa da oficina ocorreu na Enfermaria Térreo do HS, em 31 de julho. Atuaram como facilitadoras as médicas Cyntia Lins, Isis Rangel e Fernanda Santana, e a psicóloga Miriam Alves. Na ocasião, foi realizada dinâmica envolvendo frases e questionamentos que geralmente fazem parte do repertório de perguntas de pacientes e familiares.

Equipe realiza dinâmica

O treinamento também reúne orientações para permitir uma abordagem acolhedora, como a preparação do paciente e do ambiente em que será dada a informação, a linguagem clara e simples por parte do profissional de saúde, e a informação na quantidade e velocidade certas à compreensão do outro. Para facilitar a difusão do conhecimento, o grupo de facilitadores utiliza o Protocolo P.A.C.I.E.N.T.E, uma adaptação do Protocolo de Buckman de como anunciar uma má notícia.

Comunicar um mau prognóstico é um desafio para profissionais de saúde ao redor do mundo, sendo considerada uma das situações que mais geram tensão na prática diária. Reações de difícil controle e manejo são esperadas, vindas de pacientes e família. Auxiliar o profissional a enfrentar casos como esses, trabalhando nele boas condutas é a tarefa do grupo de trabalho do HS.