Gestoras da Santa Casa de Montes Claros visitam HS

Home Notícias do HS Gestoras da Santa Casa de Montes Claros visitam HS

As representantes da Santa Casa de Montes Claros (centro) com Dr. Marcos Laranjeira (esq.), Dr. Rogério Palmeira e Viviane Colavolpe

O Hospital do Subúrbio (HS) recebeu, no dia 16 de julho, a visita de gestoras da Santa Casa de Montes Claros (MG) que vieram conhecer a experiência da Medicina Hospitalar do HS. Ambas as instituições participam do “Lean nas Emergências”, projeto do Ministério da Saúde executado pelo Hospital Sírio-Libanês, fato que permitiu o conhecimento mútuo e a aproximação por intermédio do consultor sênior para o HS no Lean, Cristiano Ribeiro.

A diretora da Qualidade e Capelania da Santa Casa de Montes Claros, Dra. Claudia de Alvarenga Diniz Fonseca, e a gerente de Hotelaria, enfermeira Sâmmya Santos Antunes, conheceram o HS e os impactos do projeto Lean no hospital. Segundo o diretor técnico do HS, Dr. Rogério Palmeira, o foco da visita foi o projeto de hospitalistas do Hospital do Subúrbio. Ele apontou os principais aspectos discutidos no encontro: “as dificuldades que tivemos na implantação do modelo em 2010, ano da inauguração do hospital, sua fase de maturação e os resultados obtidos, com redução do tempo de permanência, aumento de giro de leitos, redução de contrafluxos para a unidade de Emergência e Terapia Intensiva e redução do custo assistencial”.

Além do diretor técnico do HS, acompanharam a visita Dr. Jorge Motta, assistente da Diretoria do HS e diretor técnico do Hospital Jorge Valente; a gerente de Enfermagem do HS, Vilma Santos; a coordenadora de Enfermagem das Unidades Clínicas Viviane Colavolpe; e o coordenador dos hospitalistas do HS, Dr. Marcos Laranjeira.

Lean nas Emergências –  O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – Proadi/SUS, e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Tem como objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, diminuindo o tempo de atendimento ao paciente, otimizando processos e promovendo, assim, excelência operacional nas emergências do SUS. 

Medicina Hospitalar – A Medicina Hospitalar dedica-se a prover cuidados médicos abrangentes a pacientes hospitalizados. O médico especialista na prática da Medicina Hospitalar é conhecido como “hospitalista”, detentor de expertise no manejo dos problemas clínicos de pacientes agudizados.