Farmacovigilância é tema de evento no Dia do Farmacêutico

Home Sem categoria Farmacovigilância é tema de evento no Dia do Farmacêutico

Profissionais participaram do quiz e receberam orientações dos farmacêuticos

O Serviço de Farmácia Clínica do Hospital do Subúrbio (HS) promoveu dois dias de atividades para profissionais da equipe assistencial da unidade, em homenagem ao Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro. A ação ocorreu nos dias 22 e 23, com a exposição de banners educativos e a realização de um quiz sobre farmacovigilância.

A atividade teve como objetivo capacitar a equipe no reconhecimento de reações adversas a medicamentos e estimular a notificação espontânea. As ações relacionadas à farmacovigilância praticadas pelo Comitê de Fármaco, Técnico e Hemovigilância do HS também foram apresentadas no evento, por meio de painéis cujo conteúdo era esclarecido ao público por farmacêuticos do hospital. Panfletos foram distribuídos nos diversos setores, para conscientizar os colaboradores a respeito do assunto.

Equipe do setor de Farmácia do HS

No quiz, as perguntas testavam o conhecimento dos profissionais que passavam em frente ao Espaço de Convivência, onde foi montado o estande. As questões giravam em torno do conceito de farmacovigilância, aspectos relacionados à conduta do usuário de medicamento quando em suspeita de RAM e efeitos adversos do uso de determinados fármacos. O diretor técnico do HS, Jorge Motta, explica que a notificação de RAM contribui para que as autoridades sanitárias acompanhem os riscos ou potenciais riscos relacionados ao uso de medicações na população em geral. 

De junho a dezembro de 2017, o Serviço de Farmácia Clínica do HS registrou 64 notificações de Reações Adversas a Medicamentos (RAMs), com destaque para o setor da Pediatria como maior notificador. A notificação, que é feita através do sistema NOTIVISA, pode ser realizada por profissionais de saúde e usuários sobre suspeitas de queixas técnicas e reações adversas não desejadas, manifestadas após o uso de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, derivados do sangue, entre outros.