SIPAT tem programação interativa e de bem estar para colaboradores

Home Notícias do HS SIPAT tem programação interativa e de bem estar para colaboradores

Os Terapeutas do Riso visitaram setores do hospital

Uma semana de muita informação e aprendizado, obtidos de forma descontraída e valorizando o cuidado com cada profissional. Assim foi a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do HS, realizada de 20 a 24 de novembro, e que reuniu não apenas colaboradores do hospital, mas também pacientes, acompanhantes e visitantes que passavam pelo local das atividades.

Em sua 7ª edição, a SIPAT 2017 adotou como tema “Cuidar & Integrar”, levando aos trabalhadores uma programação diversificada e cheia de atrações. Na abertura da Semana Interna, o diretor técnico do HS, Jorge Motta, destacou que o tema escolhido tratou de lembrar que “o cuidado – o qual fundamenta o próposito do HS de bem assistir, com dignidade, zelo e respeito – não existe sozinho; ele depende do trabalho integrado de toda a equipe”.

O Coral Comunicanto levou alegria a colaboradores e pacientes

No segundo dia do evento, a SIPAT do HS contou com apresentação do coral Comunicanto, da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia, que alegrou o hospital. Para o maestro Marco de Carvalho, a ideia é exatamente essa: levar, através da música, alegria e amor às pessoas.

Visitando os setores do HS com intervenções cênicas, o grupo Terapeutas do Riso provocou gargalhadas, ao mesmo tempo que alertou sobre os cuidados para se prevenir contra acidentes no ambiente de trabalho. Colaboradores também participaram de sessões de ginástica laboral e de massoterapia. A técnica de enfermagem Ailda Bonfim aproveitou que estava em horário de almoço para experimentar os efeitos positivos de uma massagem, com a fisioterapeuta Fernanda Arouca. “A massoterapia é boa para relaxar”, disse Ailda, que retornou ao trabalho bem disposta e com “a energia recarregada”.

O bombeiro Costa orientou pacientes e acompanhantes

As mulheres tiveram à sua disposição momentos de beleza, com consultoras na área ensinando sobre maquiagem e cuidados na limpeza e hidratação da pele. A supervisora de Segurança e Transporte, Cristiane Silva, elogiou a ação. “Recebi uma boa orientação de como fazer uma maquiagem adequada para o ambiente de trabalho”, disse Cristiane.

O técnicos de segurança do trabalho Jeferson Souza, Fátima Conceição e Luan Barbosa no estande do SESMT

A Brigada de Incêndio montou um estande para esclarecer o público a respeito do uso de equipamentos, como extintores, e de como evitar acidentes domésticos. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) também contou com um estande próprio para conscientizar os trabalhadores sobre o descarte adequado de materiais e a utilização dos equipamentos de proteção individual. Muitos profissionais pararam para responder o quiz de segurança do trabalho, testando seus conhecimentos e aprendendo um pouco mais sobre o assunto.

Para a engenheira de Segurança do Trabalho e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Renata Arouca, o objetivo da Semana era “falar de prevenção e cuidar bastante dos colaboradores. Buscamos fazer a SIPAT de uma forma mais dinâmica, lúdica e interativa, cuidando de quem cuida da gente”. Diante de tantas atividades, conhecimento e diversão não faltaram para garantir que a missão fosse cumprida.