Hospital do Subúrbio marca presença no 2º Qualiseg

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio marca presença no 2º Qualiseg

Profissionais do HS participaram de palestras e cursos sobre segurança do paciente

O Hospital do Subúrbio (HS) participou do 2° Congresso Baiano de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (QUALISEG), que aconteceu de 22 a 24 de novembro, no SENAI Cimatec. O diretor técnico do hospital, Jorge Motta, e coordenadores de diferentes setores do HS compartilharam, com diversas instituições de saúde baianas, experiências em qualidade e segurança do paciente durante os três dias de evento.

Palestras, workshops, minicursos e apresentações de trabalhos fizeram parte da programação do congresso. No dia de abertura, o tema discutido foi “O ressignificar de conceitos e práticas para a sustentabilidade da qualidade do cuidado e segurança do paciente”. Já no dia 24, o diretor técnico do HS marcou presença no talk show “O que a Bahia tem? Iniciativas em qualidade e segurança do paciente”, que contou com representantes de outras instituições, como a Maternidade Tysilla Balbino e o Home Care SOS Vida.

O diretor técnico, Jorge Motta, compartilhou experiências do HS

Além dos três dias de debates, foram realizados cursos pré-congresso com abordagens distintas. A enfermeira de Qualidade e Segurança do Paciente, Márcia Torres, participou desses cursos. Dentre os assuntos discutidos, estavam as principais ferramentas da qualidade utilizadas na gestão de serviços de saúde, a implantação dos protocolos nacionais de segurança do paciente, e as estratégias a serem empregadas para a promoção da segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

Também representaram o Hospital do Subúrbio, no evento, a gerente de Segurança do Paciente, Vilma Ramos, e as coordenadoras de Enfermagem Milene Aguiar (Emergência), Karina Ribeiro (Centro Cirúrgico), Rosimeire Brito (UTIs 3 e Cirúrgica) e Mônica Carvalho (Unidades Abertas Cirúrgicas). Dentre os temas abordados nas palestras, foram destacadas a importância da visão multidisciplinar e da saúde do colaborador para a segurança do paciente, e as estratégias para a melhoria do cuidado.