Experiência do modelo Hospice Care é tema de palestra

Home Notícias do HS Experiência do modelo Hospice Care é tema de palestra

O médico Lucas Freire (à esquerda) falou sobre a hospice e seu caráter humanizado

A experiência do cuidado paliativo centrado na humanização e na individualização do tratamento a pacientes foi o ponto central da palestra proferida pelo médico Lucas Freire Andrade, na manhã do dia 19 de outubro, no auditório do Hospital do Subúrbio (HS). O trabalho realizado pela Clínica Florence, pioneira do modelo Hospice Care no Norte e Nordeste, foi apresentado a gestores do HS, que puderam conhecer o conceito e estrutura desse tipo de internação.

As hospices são unidades de baixa complexidade com foco em cuidados paliativos. Esses podem ocorrem nas hospices, dentro do ambiente domiciliar ou em hospitais. Em sua apresentação, intitulada “Hospice – Um modelo de cuidado centrado no paciente”, o médico Lucas Freire mostrou ao corpo clínico do HS a proposta desse tipo de atendimento, que é o cuidado integral das necessidades do paciente e seus familiares, em suas dimensões física, psicológica, espiritual e social.

Em sua fala, Lucas Freire chamou a atenção para a prática de um cuidado mais humano, que vai além da técnica e da tecnologia; o cuidado paliativo como uma metodologia de respeito ao ser humano, mais do que um conjunto de rotinas e processos de assistência em saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cuidado paliativo é “uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer identificação precoce, avaliação e tratamento rigoroso dos problemas não só físicos, como a dor, mas também dos psicossociais e espirituais”.