Ação educativa marca passagem pelo Dia do Nutricionista

Home Notícias do HS Ação educativa marca passagem pelo Dia do Nutricionista

Equipe do Serviço de Terapia Nutricional levou informação aos colaboradores

O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, foi lembrado no Hospital do Subúrbio (HS) com uma ação educativa voltada aos colaboradores da instituição. O Serviço de Terapia Nutricional do HS promoveu um descontraído jogo de perguntas e respostas (quiz) sobre nutrição enteral e os protocolos institucionais referentes a esse tipo de terapia nutricional.

A atividade, realizada em frente ao Espaço de Convivência do hospital, reuniu curiosos e interessados em testar seus conhecimentos e aprender mais sobre o tema. Segundo a equipe do Serviço de Terapia Nutricional, o objetivo foi averiguar o conhecimento dos colaboradores em relação às rotinas da nutricionista de nutrição enteral e o seu impacto na assistência ao paciente.

Para a nutricionista de Terapia Nutricional do HS, Fabiana Avelino, a maioria dos participantes teve um bom resultado no quiz, acertando em média 70% das perguntas. Segundo Fabiana, a avaliação bem-sucedida se deu tanto para os profissionais da área assistencial quanto de outras áreas. “Foi uma ação em forma de treinamento”, destaca.

Colaboradora realiza quiz sob acompanhamento de nutricionista

Todos os colaboradores que acertaram no mínimo cinco, das nove questões propostas no quiz, tiveram direito a um brinde. Os que acertaram todas as perguntas, escolheram o brinde que queriam levar para casa. As opções eram variadas, desde canetas, agendas, até suplementos nutricionais e fitoterápicos.

Delma Martinez, assistente da Coordenação de Ensino e Pesquisa do HS, foi uma das contempladas com um brinde e, ainda, sorteada ao final da atividade, ganhando um kit de suplementos. Apesar de afirmar que teve difuldade em responder às questões, por serem bem específicas da área de nutrição enteral, o rendimento foi considerado muito bom, por errar apenas dois quesitos. “O quiz foi bem proveitoso. Se, por um lado, mostramos que sabemos algo sobre o tema ao acertar as questões, por outro aprendemos aquilo que ainda não conhecemos, ao errar”, pontua Delma.

Entenda o que é nutrição enteral
A nutrição enteral é uma via alternativa de alimentação, direcionada a pessoas que não podem ou não conseguem se alimentar pela boca. O indivíduo recebe o alimento na forma líquida, por meio de um tubo ou sonda flexível introduzida pelo nariz e posicionada no estômago ou no intestino delgado, ou acoplada no abdômen e direcionada ao estômago ou ao intestino.