Reportagem aponta experiência vitoriosa do HS

Home Notícias do HS Reportagem aponta experiência vitoriosa do HS

Edição da GRI Infrastructure Magazine com reportagem sobre PPPs na saúde

Os obstáculos que atrasam e impedem a formação de parcerias público-privadas (PPPs) no segmento da saúde no Brasil foram tratados na última edição da revista GRI Infrastructure, que traz o case do Hospital do Subúrbio (HS) como paradigma de sucesso. A operação e gestão plena dos serviços assistenciais pelo HS, a chamada bata branca, é ressaltada na reportagem, que apresenta depoimentos do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e do presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira.

A matéria mostra como as dificuldades fiscais de estados e municípios, a falta de segurança jurídica nos modelos de garantia e a ingerência política afetaram a assinatura de novos contratos de PPP na área. O estado da Bahia, no entanto, ganha destaque por seguir apostando nas PPPs, ainda que para o próximo equipamento a ser entregue – o Hospital Couto Maia – tenha sido escolhido o modelo de bata cinza, que abarca serviços acessórios (construção, equipamentos, manutenção predial, segurança, alimentação, lavanderia), deixando de fora a assistência.

Na matéria, o secretário de Saúde baiano, Fábio Vilas-Boas, afirma que “os modelos de PPP que incluem a gestão dos serviços possibilitam trazer experiências vitoriosas do setor privado para dentro do governo”. A economia gerada ao estado, com uma operação mais barata do que a direta do governo, e a eficiência atrelada a instalações bem equipadas são apontadas por especialistas e consultores da área. Segundo Jorge Oliveira, é visível a dificuldade que os entes públicos têm de formatar modelos de PPP semelhantes ao do Hospital do Subúrbio ou até mais simples. “Estamos preparados para assumir novos desafios nessa área”, declarou à revista.