Campanha alerta para prevenção de acidentes no trabalho

Home Notícias do HS Campanha alerta para prevenção de acidentes no trabalho

Equipe de Segurança do Trabalho – os “heróis da prevenção”

No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho, 27 de julho, o Hospital do Subúrbio (HS) realizou uma campanha para orientar os colaboradores sobre como se proteger no exercício de suas funções e o que fazer em caso de acidente. Os “Heróis da Prevenção”, nome dado à equipe de Segurança do Trabalho para levar descontração à ação, percorreram os diversos setores do hospital, atraindo a atenção de todos para a importância de se prevenir no ambiente de trabalho.

Cerca de 300 funcionários participaram da atividade, recebendo informações da equipe. Para a engenheira de Segurança do Trabalho, Renata Arouca, o momento levou, de forma lúdica, conhecimento sobre como agir em casos de acidente de trabalho.

Campanha uniu informação e descontração nas unidades do HS

No primeiro semestre deste ano, o HS registrou 32 acidentes, uma redução de 20% em comparação ao mesmo período de 2016. Desses, 14 foram acidentes típicos diversos, sem exposição a risco biológico, 11 perfurocortantes, 2 típicos com risco biológico e 5 de trajeto. Para evitar acidentes do tipo, Renata explica que são feitos treinamentos, inspeções e ações pontuais. “Realizamos campanhas constantes, sempre de acordo com a necessidade. Geralmente elas ocorrem a cada 3 meses”, afirma.

As causas de acidentes, como condutas do funcionário contrárias a normas de segurança ou situações que requerem cuidado, a exemplo de pisos escorregadios, foram alguns dos assuntos discutidos pelos “heróis da prevenção”, que com suas fantasias aguçaram a curiosidade dos colaboradores do HS. Por onde passava, a equipe distribuía cartilhas informativas e dava dicas para um ambiente seguro, como deixar sempre organizado o local de trabalho, usar o equipamento de proteção individual (EPI) ou coletiva (EPC), e descartar os materiais perfurocortantes nas caixas coletoras.