Pacientes renais ganham festa junina

Home Notícias do HS Pacientes renais ganham festa junina

Espaço recebeu decoração junina para a festa

Os pacientes com diagnóstico de insuficiência renal internados no Hospital do Subúrbio (HS) foram surpreendidos por profissionais da equipe multidisciplinar, no dia 22 de junho, com uma festa de São João especialmente preparada para eles. Com direito a comida típica e muita música, os pacientes, que possuem, em grande parte, um longo período de internamento no hospital, puderam se descontrair em clima junino.

São João teve rainha e rei do milho

Para deixar a festa de São João completa, não poderia faltar a escolha do rei e da rainha do milho. De acordo com o critério de seleção – o maior tempo de internamento no hospital – foram coroados Genésia Cruz e Luiz Raimundo da Silva. A assistente social Priscila Santos enfatiza que o momento foi de socialização, permitindo um estreitamento dos laços família-paciente-instituição. “Os pacientes se sentiram queridos e se emocionaram com a nossa sensibilidade”, relata Priscila, que destacou a atenção, durante a festa, com as limitações de cada paciente, incluindo a alimentação.

Devido às restrições alimentares dos pacientes, as guloseimas foram pensadas de forma a atender esse público específico. No cardápio estavam mingau de tapioca e canjica, com as receitas devidamente “ajustadas” e servidos somente após prévia avaliação nutricional de cada paciente, como ressalta a nutricionista Deise Santana.

O evento foi, nas palavras da coordenadora de enfermagem Viviane Colavolpe, uma “injeção de ânimo” para os pacientes renais. A atividade, segundo Viviane, contribui para melhorar a autoestima e a aceitação da condição em que o paciente se encontra, em tratamento e longe de casa.