HS é destaque em revista sobre gestão pública

Home Notícias do HS HS é destaque em revista sobre gestão pública

Revista trouxe matéria de capa sobre o modelo de PPP do hospital

O modelo pioneiro de parceria público-privada (PPP) na área da saúde, implantado na Bahia em 2010, por meio do Hospital do Subúrbio (HS), foi destaque de capa da revista Gestão Pública & Desenvolvimento, publicação mensal com sede em Brasília e circulação nacional. Na edição de maio, a revista trouxe como reportagem principal o exemplo do Hospital do Subúrbio como prova de que as PPPs na saúde podem ser bem-sucedidas, gerando economia aos cofres públicos e oferecendo atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A matéria aborda o modelo de gestão das PPPs como “uma saída para se tirar o SUS da crise”. Jorge Oliveira, presidente da Prodal Saúde (concessionária responsável pela gestão e operação do HS), e Jorge Motta, diretor-técnico do HS, foram ouvidos pela reportagem e falaram sobre os benefícios da aliança entre o público e o privado. “Administrar um hospital – pessoal, insumos, equipamentos – é algo complexo. Exige uma agilidade que o Estado não tem”, afirmou Jorge Oliveira.

O moderno sistema informatizado do hospital, suas linhas de cuidado, os prêmios internacionais conquistados, a transparência na prestação de seus serviços à população e a articulação com as outras unidades da rede de saúde, como UPAs, UBSs e hospitais de retaguarda foram mencionados na reportagem. O diretor-técnico, Jorge Motta, explicou como funciona esse tipo de gestão: “o modelo de gestão por PPP possibilita a contratação de serviços de qualidade, e mais econômicos, pelo Poder Público, com muito mais agilidade, transparência, comprometimento e controle. O Poder Concedente passa a atuar no acompanhamento de um contrato específico, com metas quantitativas e qualitativas pré-estabelecidas, remunerando pelos serviços ofertados de acordo com o atingimento destas metas”.

O acesso à reportagem na íntegra pode ser feito pelo site da revista Gestão Pública & Desenvolvimento.