Atividade alerta sobre acidentes com fogos de artifício

Home Notícias do HS Atividade alerta sobre acidentes com fogos de artifício

Colaboradores e acompanhantes participaram da ação

Os fogos de artifício já se tornaram tradição no São João. As viagens para as cidades do interior do estado, com o objetivo de aproveitar a festa com suas comidas, músicas e danças típicas, também são frequentes nessa época do ano. Para prevenir acidentes causados pelo uso incorreto dos fogos e incentivar a doação de sangue em época de festejo junino, quando também aumenta o número de outro tipo de acidente – o de trânsito – o Hospital do Subúrbio (HS) preparou uma ação de conscientização para colaboradores, pacientes e visitantes.

No dia 20 de junho, o Corpo de Bombeiros do HS juntamente com o Serviço Social e a Escola Hospitalar orientaram sobre os riscos e cuidados com fogos de artifício e a importância da doação de sangue, através de um estande montado em frente ao Espaço de Convivência do hospital. Panfletos foram entregues durante a atividade, que contou com material expositivo no local para esclarecimento do público. Alguns colaboradores testaram seus conhecimentos respondendo a um quiz sobre os temas. Quem acertou às perguntas, ganhou de brinde um doce temático, em forma de “bombinha de São João”.

Bombeiro Costa explicou como evitar acidentes com fogos no São João

Durante o evento, o bombeiro do HS Roque Costa alertou sobre a prática de soltar balões, que representa alto risco, além de ser crime. Segundo Costa, o balão pode entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de alguma subestação, havendo risco de explosão. A necessidade de redobrar a atenção com as crianças também foi ressaltada. Para esse público, os fogos indicados são aqueles que não trazem perigo, como os traques de massa. As dicas, preparadas pela equipe de Serviço Social, Bombeiros e Escola Hospitalar, foram variadas: não reacender bombinhas ou rojões já usados, manter uma distância de pelo menos 60 cm da mão e não soltar fogos perto de árvores ou fios elétricos.

Doação de sangue
A importância da doação de sangue ganhou destaque ao longo das atividades. Na ocasião, foi divulgada a ideia da criação de um Cadastro de Doadores de Sangue formado por colaboradores do HS. Por meio de uma pesquisa com os profissionais que passavam no local, a equipe de Serviço Social registrou o interesse em fazer parte do Cadastro, compilando dados dos funcionários, como o tipo sanguíneo.

Profissionais do HS conheceram o Cadastro de Doadores de Sangue

De acordo com a assistente social Joice Cazaes, com um cadastro do gênero demandas internas de pacientes poderão ser atendidas por meio da identificação de pessoas que possuam o tipo sanguíneo procurado. Joice afirma que a iniciativa foi bem sucedida, já que grande parte dos colaboradores abordados aproveitaram para se cadastrar. Ela explica que essa foi apenas a primeira etapa de sensibilização e coleta de dados dos colaboradores, com promessa de continuidade em ações futuras no HS.