Semana de Enfermagem discute autovalorização profissional

Home Notícias do HS Semana de Enfermagem discute autovalorização profissional

A diretora-geral do HS, Lícia Cavalcanti, falou na abertura do evento

O mês de maio acabou, deixando boas lembranças nos profissionais de Enfermagem do Hospital do Subúrbio (HS), que ganharam uma programação especial para comemorar a Semana Nacional da Enfermagem, instituída entre 12 de maio (Dia Internacional da Enfermagem) e 20 de maio (Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem).

Enfermeiros, técnicos, trainees e estagiários de Enfermagem marcaram presença

No HS, a Semana de Enfermagem ocorreu de 23 a 26 de maio, acompanhada por uma diversidade de palestras e atividades em torno do tema “Autovalorização Profissional”. A Diretoria do hospital e a Gerência de Segurança do Paciente fizeram a abertura do evento, falando para enfermeiros, técnicos, trainees e estagiários de Enfermagem sobre a importância do profissional reconhecer suas próprias virtudes. Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda com a psicóloga Walkyria Camarotti, a conselheira Neuranides Santana, do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA) e a enfermeira Maria Inez Farias, da Comissão Permanente de Ética de Enfermagem do COREN-BA.

Semana de Enfermagem teve sessões de massagem facial

Durante o debate, as convidadas trataram sobre autoestima, capacitação e postura profissional. A conselheira Neuranides Santana destacou que o ato de qualificar-se traz empoderamento, ao mesmo tempo que eleva a autoestima. Outro ponto abordado, dessa vez pela psicóloga Walkyria Camarotti, foi a necessidade de praticar uma autoanálise, com um olhar voltado para o próprio “eu”, capaz de reconhecer suas qualidades no ambiente de trabalho.

A gerente de Segurança do Paciente, Vilma Ramos (em pé), e as convidadas do evento Walkyria Camarotti, Maria Inez e Neuranides Santana

Para a gerente de Segurança do Paciente do HS, Vilma Ramos, “a Semana de Enfermagem cumpriu o seu objetivo de conduzir a uma reflexão sobre nós mesmos enquanto profissionais e a uma compreensão do outro”. E reforçou que a valorização profissional deve partir de si mesmo, e não depender somente do elogio e da opinião de terceiros.

O evento contou com a realização de jogos, como quiz sobre “Ética na Enfermagem”, “Higienização das Mãos” e “Orientação Nutricional”. Um workshop, no dia 24, abordou o tema “Atuação do enfermeiro frente à avaliação da lesão de pele – Nova metodologia”, ministrado pela representante da Coloplast, Viviany Soares.

A Semana também foi marcada pela ação “Cuidando de quem cuida”, com a prática de ginástica laboral, guiada pelo fisioterapeuta do HS Luiz Wagner Pedreira, sessões de maquiagem, capitaneadas por Viviane Ventura, diretora da Mary Kay, e massagem facial, sob responsabilidade de Daiane Reis, da GIOlaser.