NSP promove ação de conscientização para prevenir infecções

Home Notícias do HS NSP promove ação de conscientização para prevenir infecções

“Blitz” atraiu colaboradores e internos do HS

Em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos (5 de maio) e ao Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar (15 de maio), o Hospital do Subúrbio, através do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), preparou uma série de atividades para todos os seus colaboradores e pacientes.

A ação intitulada “Blitz da Segurança do Paciente” teve início no dia 5, com foco na higienização das mãos. Pacientes e profissionais de saúde conheceram os passos para a adequada higiene das mãos e a sua importância, por meio de um quiz – jogo de perguntas – acompanhado das explicações da enfermeira Leila Santos, do Serviço de Controle de Infecção do HS.

Pirulitos em formato de mão e miniaturas de álcool em gel foram entregues aos participantes

O quiz avaliou o conhecimento dos participantes sobre o assunto, de forma descontraída e com direito a brindes para quem acertasse no mínimo 80% das questões. Os colaboradores que não acertaram receberam pirulitos em formato de mão, por participarem do evento.

Para a técnica de enfermagem Deijeane Alencar, o quiz foi uma ferramenta importante para fazer com que relembrasse condutas que acabam sendo esquecidas no dia a dia. Jeferson Carvalho, coletor do Serviço de Lavanderia, destacou que quanto mais informações os profissionais recebem, mais melhorias são implementadas. “Ficamos mais cientes e, por isso, temos também mais responsabilidades”, disse.

Jeferson Carvalho recebeu explicações da enfermeira Leila

A higiene das mãos é reconhecida como a medida mais importante na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes. A ação promovida pelo HS teve como objetivo incentivar e sensibilizar os profissionais de saúde para a prática, promovendo segurança e qualidade na assistência. Uma higienização correta contribui para a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde, e colocá-la em prática ainda é um desafio para muitas instituições.

O trabalho de prevenção faz parte da rotina do HS, por meio das ações do NSP, responsável pela implementação da Política de Segurança do Paciente no hospital. O estudante de medicina Vinicius Machado, que respondeu o quiz e conseguiu um bom resultado, afirmou que as práticas mencionadas no jogo em relação à higienização das mãos são abordadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), durante apresentação realizada aos internos assim que chegam ao HS.

Neste ano, a campanha mundial “Salve Vidas: Higienize suas Mãos”, estimulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apoiada pela Anvisa, tem como tema central “Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos”.

Programação

Vinicius Machado em momento de concentração para responder o quiz

A ação de conscientização “Blitz da Segurança do Paciente”, iniciada no dia 5, segue até 15 de maio com mais atividades.

De 8 a 12 de maio, o NSP realiza uma blitz itinerante com visitas aos setores do HS para incentivar in loco a prática diária de prevenção e controle das infecções hospitalares. A ação consiste na aplicação de questionários para avaliar a percepção dos profissionais em relação à higienização das mãos. Em seguida, os colaboradores são convidados a higienizar as mãos com álcool em gel e colocá-las em uma caixa preta que mostrará se cumpriram corretamente a técnica de higienização.

Encerrando a programação, no dia 15 de maio a “Blitz da Segurança do Paciente” chega ao fim, marcando a passagem pelo Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, novamente com a realização de um quiz em frente ao Espaço de Convivência do HS, das 10h30 às 15h.