HS promove evento interno sobre proteção no mundo digital

Home Notícias do HS HS promove evento interno sobre proteção no mundo digital

Colaboradores assistiram a vídeo sobre segurança da informação

Como proteger computadores da invasão de hackers, evitando danos pessoais e institucionais? Para responder esses questionamentos e orientar os colaboradores do Hospital do Subúrbio (HS) sobre práticas seguras no mundo digital, a equipe de Tecnologia da Informação realizou o evento “Segurança da Informação: Minha responsabilidade”. Exibição de vídeos, minipalestras e distribuição de cartilhas fizeram parte da programação, que reuniu nos dias 23 e 24 de março profissionais dos diversos setores do hospital.

O coordenador de TI, José Carlos, orientou profissionais do HS

“A ideia é criar uma cultura organizacional sobre segurança da informação. Para isso, queremos fortalecer o conhecimento para que as pessoas reconheçam propagandas e sites maliciosos, evitando que atinjam a instituição”, explicou o coordenador de Tecnologia e Informação do HS, José Carlos Couto Júnior. Algumas condutas fundamentais para impedir o acesso indesejado a informações foram explicitadas, como a instalação de mecanismos de segurança (antivírus de qualidade, antimalware, antispam), uso de senhas fortes, e atenção no recebimento de e-mails com falsos boletos e avisos judiciais.

O analista de TI, Rodrigo Souza, acompanhou realização de quiz

As dicas também incluíram evitar acessar sites com conteúdos impróprios para o ambiente de trabalho, não clicar em links suspeitos no conteúdo de e-mails, nem modificar as configurações dos equipamentos, deixando essa última tarefa para a equipe de TI. O alto índice de ataques por ransomwares no Brasil, afetando em grande medida a área hospitalar, foi destacado em palestra pelo coordenador José Carlos. Segundo ele, “92% dos casos de ransomware na América Latina se concentram no Brasil”. O ransomware é um vírus que sequestra as informações do computador e exige pagamento de resgate para que o acesso seja reestabelecido.

O analista de TI, Magno Braz, dando explicações e cartilha ao nutricionista Fábio Neves

Durante o evento, colaboradores tiveram a oportunidade de testar seus conhecimentos por meio de um quiz, com perguntas sobre segurança da informação. Outros profissionais assistiram a vídeos explicativos no espaço montado próximo à área de Convivência e conversaram com os profissionais de TI a respeito do tema. O nutricionista Fábio Neves foi um dos que passaram no local. Ele aproveitou para saber um pouco mais com o analista de TI Magno Braz Júnior, que falou sobre tipos de vírus, exposição nas redes sociais e o modo de verificação de senhas utilizado hoje por essas redes e empresas.

Equipe de TI do Hospital do Subúrbio

Nas minipalestras, a equipe de TI do hospital também esclareceu como é feito o trabalho de proteção dos sistemas da instituição, diante dos perigos existentes no mundo virtual. Os profissionais de TI são especialistas em lidar com essa complexidade de dados e riscos, mas deixaram claro que qualquer um pode fazer a sua parte por meio de atitudes bem simples.