Ação educativa marca Dia do Farmacêutico

Home Notícias do HS Ação educativa marca Dia do Farmacêutico

Farmacêuticos do HS celebraram a data

Profissionais do Serviço de Farmácia Clínica do Hospital do Subúrbio (HS) comemoraram, em 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico com uma ação de divulgação e capacitação sobre a importância da identificação e notificação de problemas relacionados a medicamentos (PRMs). Colaboradores da equipe assistencial do hospital, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e profissionais de segurança do trabalho, receberam explicações sobre circunstâncias de riscos e reação adversa a medicamentos em pacientes.

Material informativo foi entregue a colaboradores

Um estande foi montado em frente ao Espaço de Convivência do HS, com fôlderes educativos que reforçavam as práticas constantemente explicitadas nos treinamentos e rondas realizadas pela equipe da Farmácia Clínica em setores do hospital. A farmacêutica Olívia Eloy ressaltou a satisfação em ver que o trabalho do profissional de Farmácia é reconhecido em todo o HS e que a equipe assistencial tem colocado em prática aquilo que é repassado nos treinamentos.

No evento, Olívia explicou aspectos do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Farmácia e esclareceu dúvidas, ao lado da coordenadora do setor, Isabella Guimarães, e dos farmacêuticos Flávia Evangelista, Jáder Gomes, Priscila Rebouças e Verena Pinheiro, além de estagiários. Orientações sobre o registro de medicamentos de uso habitual do paciente e a sua relevância para prevenir eventos adversos e reduzir erros de medicação foram alguns dos temas tratados no material informativo e esclarecidos a quem passava no local em busca de informações. 

A farmacêutica Verena Pinheiro entrega brinde à enfermeira Mabel Matos, que acertou o quiz

Outros assuntos abordados foram a implementação de práticas seguras no uso de medicamentos de alto risco, identificação de pacientes renais, e identificação de alergia medicamentosa, incluindo o cadastro no sistema próprio do HS e a necessidade de notificação de toda suspeita de reação adversa.

O estande também contou com banner que apresentava dados do último ano relativos ao número de notificações de reação adversa a medicamento e ao trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos. Para promover o aprendizado de forma descontraída, a equipe preparou um quiz com perguntas sobre segurança na cadeia medicamentosa, baseadas nos treinamentos ministrados pela equipe de Farmácia. Quem acertava todas as respostas, ganhava um copo especialmente decorado com o símbolo da profissão. Os que ficavam no meio do caminho recebiam bombons como prêmio de consolação e estímulo para aprofundar seus conhecimentos.