SIPAT chama a atenção para comportamento seguro no trabalho

Home Notícias do HS SIPAT chama a atenção para comportamento seguro no trabalho

Equipe do SESMT deu orientações sobre EPIs

Com o tema “Comportamento Seguro – Nada muda se você não mudar”, a sexta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital do Subúrbio (HS) movimentou os setores da instituição com uma série de atividades, para conscientizar os trabalhadores da necessidade de garantir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

Bombeiros e brigadista fizeram demonstração do uso de equipamentos

De 21 a 25 de novembro, palestras, ações educativas e intervenções cênicas animaram a rotina do HS e envolveram os profissionais em torno da consolidação de uma cultura de prevenção. A abertura da programação, na tarde do dia 21, foi feita pela diretora-geral do hospital, Lícia Cavalcanti, seguida por palestra da enfermeira Lais Lins, da Equipe de Medicina Preventiva da Promédica, que falou sobre “Estresse”.

A Brigada de Incêndio do HS organizou um estande, onde bombeiros civis e brigadistas explicaram sobre a utilização de equipamentos de proteção, como roupa e luvas de aproximação, o uso de mangueira de incêndio e prancha para resgate de vítimas. Minipalestras sobre prevenção de acidentes domésticos também fizeram parte da programação.

Profissionais do HS participaram de sessão de alongamento

Outro estande foi montado, próximo ao da Brigada de Incêndio, pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Nele, técnicos de segurança do trabalho orientaram sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e a importância do descarte adequado de materiais.

O Espaço de Convivência do HS recebeu o chamado “Espaço Zen”, que contou com sessões de massoterapia realizadas pela fisioterapeuta Fernanda Arouca. Profissionais do hospital ainda participaram de sessões de alongamento, promovidas pelo fisioterapeuta do HS Luiz Wagner, com orientações sobre postura adequada no trabalho. Segundo Wagner, o alongamento “melhora a consciência corporal, evitando lesões e afastamentos do trabalho”.

Colaboradores responderam ao quiz sobre DSTs

A prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST) foi o tema abordado pelo enfermeiro Herbet Queiroz e estagiários de Enfermagem, por meio de um quiz realizado com colaboradores do HS. A costureira Rita de Cássia foi uma das participantes do jogo. “Sempre me atualizo por meio das palestras que acontecem no hospital”, disse após acertar as questões sobre DST/AIDS sem qualquer dificuldade.

Terapeutas do Riso visitaram as unidades do HS

Ainda integrando a programação da 6ª SIPAT do HS, o grupo Terapeutas do Riso falou sobre a prevenção de acidentes, percorrendo todos os setores do hospital e levando muita música e animação a profissionais e pacientes.