Médicos do HS são premiados em Congresso Pan-Americano de Trauma

Home Notícias do HS Médicos do HS são premiados em Congresso Pan-Americano de Trauma

Marcos Moura (à esquerda), Ana Célia, Renan Tínel, Gabriela Costa e André Gusmão comemoram premiação.

O protocolo da Onda Vermelha, que integra a Linha de Cuidado do Trauma do Hospital do Subúrbio (HS), foi o tema escolhido por profissionais da unidade para apresentação no XXIX Congresso Pan-Americano de Trauma, Cuidado Crítico e Cirurgia de Emergência, realizado de 9 a 11 de novembro, em Maceió. O trabalho “Fatores relacionados à mortalidade em indivíduos admitidos no Protocolo da Onda Vermelha”, que teve como orientador o cirurgião-geral do HS André Gusmão, foi o vencedor na competição da categoria geral, que contou com trabalhos do Brasil, Colômbia, Panamá, Canadá, Uruguai, Bolívia, Argentina e Peru.

O protocolo da Onda Vermelha implantado no HS provocou interesse, devido à agilidade que confere ao tratamento cirúrgico do paciente grave. “Tivemos a oportunidade de mostrar para a comunidade nacional e internacional do Trauma o trabalho desenvolvido no HS. O prêmio materializa o nosso objetivo de ampliar o conhecimento acerca do hospital”, destacou André Gusmão, que é coordenador de Ensino e Pesquisa no HS. O trabalho premiado com o primeiro lugar concorreu com outros 93 na competição geral realizada por meio de miniapresentações orais de pôster digital.

Quem apresentou o trabalho foi Renan Tínel, estudante da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências Médicas (LAEME) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Renan foi um dos autores do estudo, ao lado dos cirurgiões do HS Márcio Cruz e Ana Célia Romeo, do médico Marcos Moura – residente em Cirurgia do Trauma no HS – e dos estudantes da LAEME Gabriela Costa, Victor Nobrega, Felipe Leite, Felipe Jones e Beatriz Martinelli. Mais três estudos foram apresentados no congresso: “A deeper look into penetrating trauma”, “Registry in a Trauma Center: You never know what is gonna come through that door?”, “Pancreaticoduodenectomy for trauma: Early or Late?”.

Certificado de primeiro lugar pelo trabalho apresentado

Além das miniapresentações de trabalhos científicos, que se dividiam nas categorias de competição geral, residente e estudante, o evento contou com apresentações orais formais, em palco, distribuídas nas categorias de competição geral, residente, estudante e prevenção de lesões. A coordenadora médica do Serviço de Cirurgia Geral do HS, Ana Célia Romeo, participou na categoria geral com o trabalho “Red Wave: Improving care to severe trauma patients”.

Durante o congresso, foram utilizadas quatro salas temáticas para exposição de temas sobre Trauma e cuidados críticos apresentados por meio dos trabalhos científicos, mas também de palestras, mesas redondas e discussões de casos. O XXIX Congresso Pan-Americano de Trauma, Cuidado Crítico e Cirurgia de Emergência ocorreu conjuntamente com o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e o XVIII Congresso das Ligas de Trauma (CoLT). Desde 1988, a Sociedade Pan-Americana de Trauma (SPT) realiza, anualmente, seu congresso em um país da América Latina. Em 2015 ele aconteceu na Bolívia e em 2017 será no México.