Curso ensina abordagem inicial ao politraumatizado

Home Notícias do HS Curso ensina abordagem inicial ao politraumatizado

Participantes usaram dispositivos para imobilização

O Hospital do Subúrbio (HS) realizou, na manhã do dia 12 de novembro, a quarta edição do Curso Básico de Abordagem Inicial ao Paciente Politraumatizado. Os enfermeiros Roberto Regis, coordenador do curso, Iure Dantas, André Livino e Josenildo Dias, foram os instrutores da capacitação que reuniu 22 profissionais do HS.

Instrutores ensinaram a fazer as manobras corretas

O curso existe como ferramenta de capacitação da Linha de Cuidado do Trauma. Nas aulas, que mesclam conteúdos teórico e prático, os participantes aprendem as técnicas necessárias para realizar o atendimento inicial à pessoa politraumatizada – aquela que apresenta mais de uma lesão, decorrente de um agravo provocado por força ou agente externo. As situações que envolvem politraumas são as mais diversas, como colisão de veículos, atropelamento, queda, violência interpessoal, ferimentos por arma branca ou arma de fogo.

Alunos simularam casos com vítima de politrauma

Entre os temas abordados, destacam-se a Escala Revisada de Trauma (Revised Trauma Score – RTS, no inglês), que avalia a gravidade do trauma por meio da sua repercussão sobre a função circulatória, respiratória e neurológica; o uso de dispositivos para imobilização, como colar cervical, prancha longa e talas; e técnica de retirada da vítima dentro de veículo. Também foi alvo de explicação a avaliação primária do paciente, seguindo-se uma sequência lógica de atendimento, conhecida pelas siglas A, B, C, D e E: liberação das vias aéreas e estabilização da coluna cervical, atendimento inicial à “boa respiração” e à circulação com controle de sangramentos externos ou da hipotermia, avaliação do estado neurológico, e exame físico completo.

Até o momento, o Curso Básico de Abordagem Inicial ao Paciente Politraumatizado já treinou 116 profissionais de saúde do HS. As edições anteriores aconteceram em outubro e dezembro de 2015, e em julho deste ano.