Outubro Rosa tem ações educativas no HS

Home Notícias do HS Outubro Rosa tem ações educativas no HS
Colaboradores receberam orientações

Colaboradores receberam orientações

O Hospital do Subúrbio (HS) recebeu iluminação especial em sua fachada, como parte da programação desenvolvida para a Campanha Outubro Rosa. A unidade hospitalar realiza, durante este mês, ações educativas para orientar usuários e colaboradores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama.

A ação denominada “Mamamiga” foi a primeira atividade a acontecer no hospital, no dia 7, levando ao público explicações sobre o autoexame das mamas, grande aliado na detecção precoce da doença. As enfermeiras Cíntia Serrado e Lais Lins, da equipe de Medicina Preventiva da Promédica, estiveram presentes discutindo o tema e esclarecendo dúvidas de colaboradores, pacientes e acompanhantes. Na ocasião, também foi distribuído material informativo aos interessados.

A enfermeira Cíntia Serrado explicou autoexame usando a "mamamiga"

A enfermeira Cíntia Serrado explicou autoexame usando a “mamamiga”

Profissionais do Grupo de Trabalho em Humanização e da equipe de Serviço Social do HS darão seguimento às atividades, que incluem palestras educativas em locais distintos do hospital, onde serão montados estandes. A prevenção ao câncer de mama, sua incidência e fatores de risco são alguns dos temas a serem abordados na sala de espera para visitação dos pacientes internados, sala de espera do Ambulatório de Egressos e no Espaço de Convivência. Na oportunidade, serão entregues laços de fita rosa e fôlderes com informações sobre as unidades de saúde em Salvador que realizam mamografias gratuitas durante o mês de outubro.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Em grande parte dos casos o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura.