Programação incentiva doação de órgãos em data comemorativa

Home Notícias do HS Programação incentiva doação de órgãos em data comemorativa
Quiz atraiu muitos colaboradores

Quiz atraiu muitos colaboradores

Sensibilizar colaboradores, pacientes e familiares sobre a importância da doação de órgãos e tecidos foi o objetivo da programação especial que o Hospital do Subúrbio (HS) preparou para comemorar o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, em 27 de setembro.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HS, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), promoveu, em frente ao Espaço de Convivência do hospital, atividades para incentivar o público a falar sobre o tema.

Livia Fagundes comemora a conquista do brinde, ao lado da assistente social Daniela Bonfim

Livia Fagundes comemora a conquista do brinde, ao lado da assistente social Daniela Bonfim

As ações foram as mais diversas, como distribuição de folders, quiz educativo com perguntas e curiosidades referentes à doação de órgãos e tecidos, e entrega de brindes. Quem acertava as questões do quiz levava para casa uma camisa especial em comemoração à data, como ocorreu com a técnica de enfermagem Livia Fagundes, que respondeu corretamente todas as perguntas e ganhou o brinde.

A equipe de Serviço Social do HS e representantes da OPO também orientaram e esclareceram dúvidas de colaboradores do hospital, pacientes e acompanhantes. A programação do HS ocorreu em meio à Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos,

Daniela Bonfim coloca em paciente fita símbolo da doação de órgãos

Daniela Bonfim coloca em paciente fita símbolo da doação de órgãos

iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, que é realizada anualmente na última semana de setembro.

Na Bahia, o HS destaca-se por ser a unidade hospitalar com maior número de notificações de morte encefálica, segundo dados de janeiro a agosto de 2016, e a segunda colocada em número de doações de múltiplos órgãos. Nesse período, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) da Bahia registrou 333 notificações de morte encefálica em todo o estado, sendo 44 pelo Hospital do Subúrbio, e 76 doações de múltiplos órgãos, sendo 15 provenientes do HS.