HS participa de Seminário Internacional de Segurança do Paciente

Home Notícias do HS HS participa de Seminário Internacional de Segurança do Paciente
O diretor técnico, Jorge Motta, apresentou case de sucesso do HS

O diretor técnico, Jorge Motta, apresentou case de sucesso do HS

O trabalho de aproximação do Hospital do Subúrbio (HS) com a comunidade local, promovendo mudanças para melhor na vida da população, e a implantação da gestão do acesso para otimização do giro de leitos foram os destaques da apresentação realizada pelo diretor técnico do HS, Jorge Motta, no 2º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde. O evento, promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), de 1º a 3 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, reuniu 30 palestrantes nacionais e internacionais, além da exposição de casos de sucesso de instituições de saúde do Brasil.

A “Inovação da gestão do acesso e o impacto no sistema de saúde local” foi o tema apresentado como caso prático de sucesso do HS, no segundo dia do seminário. Em sua fala, o diretor técnico, Jorge Motta, mostrou o compromisso da instituição com as lideranças locais, contribuindo para que a comunidade entendesse o perfil de urgência e emergência do hospital de acordo com o protocolo de classificação de risco. Como resultado, houve redução no número de atendimentos considerados não urgências (risco azul), passando de 32.839 no primeiro ano de funcionamento para 7.218 cinco anos depois.

Na palestra também foi ressaltada a articulação do HS com o poder público estadual e municipal para a organização do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário de Salvador  ̶ onde está localizado o hospital  ̶ de forma a contemplar as necessidades dos usuários de acordo com o perfil epidemiológico de atendimento da região. Esse trabalho desenvolvido pelo HS recebeu o reconhecimento da ONA, com a publicação do caso de sucesso no Boletim ONA Educare de junho de 2016.

Os benefícios trazidos pela gestão do acesso no Hospital do Subúrbio, a exemplo da diminuição do tempo médio de permanência do paciente, foram igualmente destacados na apresentação do diretor Jorge Motta. Além da apresentação sobre as boas práticas do HS, a programação do evento contou, ainda, com uma série de palestras, que abordaram aspectos ligados à conquista da acreditação nos serviços de saúde, gerenciamento de riscos, segurança em equipamentos e desenvolvimento de líderes.

A palestra inaugural do seminário ficou a cargo do professor australiano, Jeffrey Braithwaite, uma das maiores autoridades mundiais em segurança do paciente. Ele destacou a importância da formação de equipes resilientes nas organizações de saúde, capazes de se adaptar a diferentes situações. Em seu último dia, o seminário contou com a presença de Subashnie Devkaran, da Cleveland Clinic em Abu Dhabi, que abordou a experiência do paciente na determinação do nível de segurança do cuidado.