Comunicação no cuidado em saúde é tema de palestra

Home Notícias do HS Comunicação no cuidado em saúde é tema de palestra
Professora Maria Júlia Paes falou sobre comunicação nas relações interpessoais em saúde

Professora Maria Júlia Paes falou sobre comunicação nas relações interpessoais em saúde

Estar atento às dimensões da comunicação não verbal, aquela que ocorre além das palavras na interação pessoa-pessoa, é aspecto fundamental nas relações entre profissionais de saúde e pacientes. A mensagem foi uma dentre a série de informações passadas pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Júlia Paes, na palestra dirigida a profissionais de enfermagem e gestores do Hospital do Subúrbio (HS), no dia 30 de maio, no Centro Médico Empresarial Vitraux.

Tendo como base o tema “A Comunicação como dimensão do cuidado em equipe”, a mestre e doutora em Enfermagem Maria Júlia Paes abordou o conceito de comunicação, seus tipos, a coerência entre a comunicação verbal e não verbal, e as interações profissional-paciente e profissional-profissional. Ela chamou a atenção para o papel da comunicação nas relações interpessoais em saúde, em especial no que diz respeito ao cuidado terapêutico. A necessidade de uma observação minuciosa por parte do profissional de saúde quanto à postura do paciente e a sua própria, à forma como se aproxima do paciente, também foi destacada pela palestrante.

Na opinião da enfermeira Joicilene Borges, do setor de Educação Permanente do HS, a palestra foi enriquecedora. “Ela possibilitou uma reflexão entre o comportamento e o discurso que utilizamos durante a comunicação”, afirmou. Para Joicilene, os temas tratados ajudam a conscientizar o profissional de que é a partir da coerência entre a comunicação verbal e a não verbal que são instituídas as relações interpessoais, tornando o profissional mais atento ao comportamento e ao discurso adotado no ambiente de trabalho, seja com o paciente ou com seus pares, o que contribui diretamente para garantir a segurança do paciente.

Com a explanação da professora Maria Júlia, os participantes do evento puderam conhecer a importância do vasto mundo da comunicação, que serve como instrumento eficaz de humanização das relações e contribui para melhorar a qualidade do atendimento em saúde.