Hospital do Subúrbio celebra missa natalina com pacientes e colaboradores

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio celebra missa natalina com pacientes e colaboradores

IMG_7825Num clima de confraternização natalina, a Diretoria do Hospital do Subúrbio, médicos, colaboradores, acompanhantes e pacientes se reuniram na quarta-feira (23/12) para uma Missa de Natal, celebrada pelo padre Hermano. Em sua homilia, ele destacou a importância de as pessoas celebrarem o Natal diariamente, durante o ano inteiro, e falou de caridade: de buscar sempre fazer o bem. Durante a cerimônia, o refeitório da unidade de saúde foi palco de orações, cantos litúrgicos e depoimentos emocionados, que refletiram um pouco da trajetória do hospital durante os cinco anos de funcionamento e a assistência que é prestada ao paciente.

“Todo ano participo da missa natalina. Acho que é um momento de reflexão, de renovar nossas forças para continuarmos nosso trabalho em prol do paciente. A mensagem do padre nos encheu de esperança. Ele lembrou que a data é de celebração, mas não podemos esquecer do outro. O grupo de sua paróquia realiza todos os ano, nesta data, doações para famílias que realmente precisam. De certa forma, devemos ter o mesmo olhar”, afirmou a coordenadora de enfermagem da pediatria, Jorgéria Araújo.

IMG_7826 (1)Para a coordenadora da Clínica Médica, a enfermeira Viviane Mascarenhas, a principal mensagem da missa foi o resgate de valores e o verdadeiro sentido do Natal. “O padre nos fez refletir, repensar sobre o momento. Não devemos nos preocupar somente com a festa, os presentes, a ceia. E nem tampouco nos esquecer do aniversariante, que é Jesus Cristo. Doutora Lícia trouxe um exemplo de uma paciente que apesar de todas adversidades, encontra motivos para sorrir… Saímos com o espírito renovado. A instituição valoriza este momento e ainda podemos chamar os pacientes”.

Durante a missa, Dra. Lícia Cavalcanti, diretora-geral do HS, agradeceu o envolvimento de todos os colaboradores que abraçam a missão do hospital, prestando assistência de forma humana e diferenciada àqueles que necessitam de cuidados. A diretora falou sobre o significado da palavra “crise”, de origem grega (“krísis”) , que significava, para os gregos, a ação ou a faculdade de distinguir e de decidir. E disse que em momentos de crise é possível crescer, que enfrentar uma crise não significava, necessariamente, algo negativo.

“Foi um momento de reflexão sobre o que somos. Tivemos a oportunidade de reforçar alguns valores e o nosso papel enquanto profissionais de saúde. Participo todos os anos da missa natalina e a mensagem de final de ano nos motiva para caminharmos alinhados com o verdadeiro sentido do Natal”, destacou a coordenadora médica da Terapia Intensiva Adulto, Dra. Cyntia Lins.