Comitiva de Fortaleza conhece modelo de gestão PPP do Hospital do Subúrbio

Home Notícias do HS Comitiva de Fortaleza conhece modelo de gestão PPP do Hospital do Subúrbio

IMG_7766Uma comitiva da prefeitura de Fortaleza visitou o Hospital do Subúrbio (HS) nesta quinta-feira (10.12), para conhecer o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) implantada na unidade de saúde, e que já garantiu o quinto prêmio em cinco anos de funcionamento. O grupo foi recebido pelo presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, pela diretora geral do HS, Lícia Cavalcanti, e diretor técnico Jorge Motta. A secretária de Saúde, Socorro martins, o coordenador do Conselho Gestor das PPPs do Município, Alexandre Pereira, o secretário-executivo PPPs, Roberto Bezerra, e o superintendente adjunto do Instituto de Planejamento, Mário Fracalosse, tiveram acesso aos indicadores e puderam verificar que o principal reconhecimento alcançado é a satisfação do usuário, com níveis superiores a 90%.

Depois de conferirem o por que da instituição se tornar referência nacional e internacional, eles conheceram as instalações do HS e o funcionamento da unidade. A intenção é conhecer de perto e beber da fonte do modelo de Parceria Público-Privada (PPP) na área de saúde, que tem aliado experiência,competência e humanidade, em benefício dos usuários do SUS, entregando-lhes serviços assistenciais de qualidade, com resolutividade, respeito e, principalmente, dignidade. O grupo busca subsídios para estabelecer uma PPP na área de saúde.

A visita foi promovida pela Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs do Brasil, criada em Salvador, que nacionalmente é coordenada pelo secretário-executivo de PPP da Bahia, vinculada à Sefaz, Rogério Princhak. O grupo é formado por gestores de unidades de PPP de estados, de municípios e da União, e tem o objetivo de promover a interação, a troca de experiências e fomentar o desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas.

Estrutura Física e de Recursos Humanos
Baseado em um modelo assistencial que concilia qualidade, segurança clínica e tecnologia, o HS possui uma estrutura física e de recursos humanos adequada, por meio da qual os pacientes recebem todos os cuidados necessários. Ao todo, são 373 leitos. Na terapia intensiva, são disponibilizados 10 leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos. A unidade possui também 253 leitos de internação e 60 de internação domiciliar. Além de apresentar um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica) e laboratório de análises clínicas. E possuir um centro cirúrgico com excelentes instalações e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.

O HS possui ainda corpo clínico composto por 394 médicos das mais diversas especialidades. Entre os serviços oferecidos, estão ortopedia, cirurgia médica, neurologia clínica e cirúrgica, cirurgia vascular, urologia, pediatria, além de exames de bioimagem (ressonância magnética, Raio X e tomografia).