Hospital do Subúrbio recebe visita de secretário de Saúde do CE

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio recebe visita de secretário de Saúde do CE

DSC06891Dois dias após o hospital completar cinco anos de funcionamento, a unidade recebeu a visita, nesta quarta-feira (16), do secretário de Saúde do Estado de Ceará, Henrique Jorge Javi, do secretário da Casa Civil, Alexandre Lacerda Landim, e sua equipe de governo. Antes de conhecerem as instalações da primeira unidade hospitalar pública a realizar atividades por meio de Parceria Público-Privada (PPP), a comitiva almoçou e numa conversa descontraída com a diretoria do Hospital do Subúrbio e com o diretor-presidente da Prodal Saúde, concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira, tiveram acesso aos indicadores que fazem desse modelo uma alternativa promissora na busca por melhorias no sistema de saúde brasileiro.

Os visitantes ficaram impressionados com os números alcançados ao longo de cinco anos de gestão. Neste período, foram realizados mais de 500 mil atendimentos na emergência e ambulatórios, e mais de 45 mil cirurgias, com registros que ultrapassam também a marca de 64 mil internações e a realização de aproximadamente dois milhões de exames complementares. A instituição se tornou referência nacional e internacional de Parceria Público-Privada (PPP) na área de saúde e só este ano já acumula oito visitas de organismos nacionais e internacionais.

“Tudo que é bom nos interessa ver de perto. E o Hospital do Subúrbio já é uma referência nacional que rompeu barreiras. As boas práticas e essa experiência precisam ser replicadas para outros estados. E o Ceará está começando a operacionalizar esse modelo de gestão. Estamos em implementação de uma PPP e essa visita é justamente para dividirmos e compartilharmos vivências, expandir esse modelo, ver de perto o sucesso da Bahia. Existem algumas inseguranças que precisam ser sanadas. O nosso hospital está em fase de construção, já existe investimento do parceiro e dentro deste contexto pretendemos iniciar como bata cinza. Queremos beber da mesma fonte”, afirma o secretário da Saúde do Ceará, Jorge Javi.

De acordo com o presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, a operação com o Hospital do Subúrbio, nestes cinco anos, foi capaz de demonstrar que é possível obter mais eficiência, resolubilidade e economia no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Todas estas questões em um ambiente de grande valorização profissional, respeito e humanização no trato dos pacientes. “Além de todos esses fatores, a nossa operação é completamente transparente para a sociedade. Indicadores de produção e indicadores qualitativos estão disponíveis no nosso site, demonstrações financeiras auditadas e publicadas, além de toda a série de processos de auditoria e fiscalização pelos quais passamos, nos transformam efetivamente em um hospital verdadeiramente público”.

Segundo o secretário estadual da Casa Civil do Ceará, Alexandre Landim, foi feito um estudo aprofundado e verificado a viabilidade de adotar a modelagem de PPP. O Hospital Metropolitano de Fortaleza vai funcional no Anel Viário no município de Maracanaú,com 460 leitos. “Decisões se tomam com base em informações. A nossa visita é justamente com o viés de coletar o máximo de informações possíveis, sejam elas positivas, negativas. Para a partir daí, definirmos uma plano de atuação, corrigir o que não está tão bem alinhado e aprender. Aprendizado é um processo constante. Sair da zona de conforto é necessário para o processo de decisão. A previsão é que ele comece a operar a partir de 2018”.

Recebidos pelo presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, pela diretora-geral da unidade, Lícia Cavalcanti, pelo diretor médico, Jorge Motta, e representantes da Sesab, o grupo percorreu as instalações e conferiu in loco o funcionamento de vários setores do hospital.

Ascom/Hospital do Subúrbio

(71) 3271-8674