Hospital do Subúrbio completa cinco anos de funcionamento

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio completa cinco anos de funcionamento

_MG_3513Primeira unidade hospitalar pública do Brasil a realizar atividades por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o Hospital do Subúrbio completa cinco anos de atendimento – tempo suficiente para alcançar o patamar de referência em urgência e emergência. Na manhã desta segunda-feira (14), os quase 1.500 profissionais responsáveis pela excelência do serviço prestado foram homenageados em cerimônia realizada na própria instituição.

“O grande foco do hospital, que tem sido prestar um serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tem sido atingido. Nossos indicadores de produção são públicos e apresentados à população por meio de diversas plataformas. Hoje é um dia de reconhecimento para todos os profissionais que participaram e se dedicaram no dever de atender ao cidadão. Uma homenagem mais do que merecida”, afirma o diretor-presidente da Prodal Saúde, concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira.

_MG_3286 cópiaPara a diretora-geral do Hospital do Subúrbio, Dra. Lícia Cavalcanti, o empenho coletivo e o compromisso com a saúde pública foram os diferenciais da instituição para completar o quinto aniversário com indicadores de desempenhos positivos. “Atribuo a um trabalho de equipe, onde todos os profissionais estão motivados por uma causa pública. Trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) é algo gratificante. Todos que participam estão por devoção e compromisso com o projeto inovador realizado por meio de uma PPP. O modelo é inovador e já mostramos que dá certo”, enfatiza a gestora.

_MG_3566Na ocasião, além das homenagens aos colaboradores e médicos com a entrega de troféus. O outro homenageado foi a população, representada na figura do líder comunitário Antônio José dos Santos, conhecido como Nengo. Exemplo de profissionalismo, competência e ética e fonte importante de inspiração para todos os profissionais que buscam aprimorar sua prática da assistência à saúde, Dra. Lícia recebeu das mãos do diretor médico, Dr. Jorge Motta, uma placa parabenizando-a pelo espírito de liderança e pelo trabalho e atuação ao longo destes cinco anos.

“Quando uma gestão se une com o servidor e o usuário ela tem tudo pra dar certo. Desde o início, as lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário tem sido parceira desse projeto. Tinham pessoas que achavam que não daria certo. Desde a escolha do terreno para construção da unidade, apoiamos de forma frequente e presencial, até os dias de hoje. Só temos que agradecer. Éramos apenas capa de revista como bairro mais violento de Salvador e temos algo do que nos orgulhar”, afirma Nengo.

Atendimentos
Hospital do Subúrbio completa 5 anosFoto: Elói Corrêa/GOVBAJá foram realizados na instituição 65 mil internações, aproximadamente 2 milhões de exames, 500 mil atendimentos e mais de 45 mil cirurgias. No HS, que conta com 373 leitos, cerca de 200 pacientes são atendidos por dia, sendo mais de 30% das internações motivadas por acidentes. O hospital também possui clínica médica, centro cirúrgico, serviço de hemodiálise, laboratório de coleta e análise de sangue, além de uma pediatria, onde uma brinquedoteca fica à disposição dos pacientes.

Para Elma Jambeiro, que está com a mãe internada pela segunda vez no hospital por causa de fortes dores de cabeça, o atendimento é um dos melhores que já precisou recorrer. “Minha mãe está sendo muito bem atendida. Teve um atendimento excelente, de primeiro mundo. A equipe médica é realmente preocupada com o paciente. Eu não escolheria outro hospital para receber atendimento”, destaca Elma.

Qualificação
Hospital do Subúrbio completa 5 anos Foto: Elói Corrêa/GOVBAEntre as estratégias para a oferta contínua de serviços de qualidade está a capacitação dos profissionais. Periodicamente, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, juntamente com outros funcionários do Hospital do Subúrbio, passam por treinamento. A enfermeira Meire Élide, que atua no setor de hemodiálise, explica como as palestras e os cursos desenvolvidos na instituição de saúde contribuem para o desenvolvimento profissional. “O hospital, com a capacitação, incentiva a busca pelo aprendizado. Os treinamentos são fundamentais para que toda a equipe evolua profissionalmente, e, sem dúvida, contribui para oferecer serviços de qualidade”.

Reconhecimento
A gestão do Hospital do Subúrbio é referência no Brasil e tem sido reconhecida também no exterior. Em junho deste ano, a PPP foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma conferência em Medelín, na Colômbia. O prêmio contemplou a instituição no quesito Melhoria na Entrega de Serviços Públicos na América Latina.

O HS também já foi prestigiado com outras três premiações internacionais. “O Hospital do Subúrbio é um marco na inovação hospitalar. Ele está se aproximando das metas estabelecidas. Estamos trabalhando para tornar esse hospital cada vez mais eficiente”, concluiu o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

O secretário executivo do Programa de PPPs da Bahia, Rogério Princhak, ressaltou que o Hospital do Subúrbio é referência internacional de PPP na área de saúde, e por isso vem conquistando diversas premiações e atraindo a atenção de todo o mundo. “O dinheiro aqui está bem aplicado, justamente porque resulta num atendimento de qualidade para a população e as pesquisas de satisfação demonstram muito bem isso. Os vários prêmios recebidos ao longo dos anos também são um indicador de que o trabalho vem sendo bem executado”.

Ascom Secom/HS
5 anos