Comitiva das Forças Aéreas conhece Hospital do Subúrbio

Home Notícias do HS Comitiva das Forças Aéreas conhece Hospital do Subúrbio

DSC06729Premiado pelo seu sistema de gestão, o Hospital do Subúrbio vem passando por uma verdadeira maratona de visitas. Depois de receber o Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro e o Escritório das Nações Unidas, a unidade hospitalar recebeu nesta sexta-feira, dia 07, uma comitiva da Força Aérea Brasileira. O objetivo foi conhecer in loco a experiência bem-sucedida de administração hospitalar por intermédio Parceria Público-Privada (PPP). Além do hospitalar, o grupo visitou ainda a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto.

De acordo com o major brigadeiro, Roberto do Carmo Lourenço, a ideia é avaliar a aplicação do modelo em hospitais da Aeronáutica, consolidando conhecimentos que viabilizem a tomada de decisões para a implantação desses formatos no Comando. “A modelagem adotada é moderna e que a Força Aérea na sua administração da saúde identifica como um processo de modernização que precisa observar e ver se ela se adequa às necessidades do nosso sistema de saúde. A fama do HS ultrapassa as fronteiras estaduais. Estamos atrás da melhor gestão hospitalar. Queremos gastar melhor os recursos públicos. E aqui esse recurso tem resultado e é visível”, destacou.

O Hospital do Subúrbio é referência internacional de PPP na área de saúde. Por isso, vem somando diversas premiações e atraindo a atenções. Este é o quarto prêmio internacional conquistado pelo projeto baiano – em 2012, o HS foi laureado pela World Finance e pela KPMG e, em 2013, pelo Banco Mundial. Sua mais recente conquista foi o Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria ‘Melhoria na prestação de serviços públicos’, após concorrer com mais de quatro mil iniciativas de todo o mundo.

Esse tipo de parceria vem dando certo e é uma terndência da Força Aérea Brasileira adotar este tipo de atividade, ou seja, nos dedicarmos mais a nossa atividade fim. Nosso objetivo é aprender como funciona e verificar se é viável implantar. O que mais chamou minha atenção foi a maneira como é gerido o hospital. Atualmente, o Comando analisa os modelos administrados por PPP e por Organização Social (OS). Estamos conhecendo experiências exitosas para errar o mínimo possível”, explicou o brigadeiro Mauro Martins Machado.

Recebidos pelo presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira, pela diretora-geral da unidade, Lícia Cavalcanti, pelo diretor médico, Jorge Motta, e representantes da Sesab, o grupo assistiu a apresentações sobre a estrutura organizacional e a formatação da PPP do HS, além de percorrer as instalações e conferir in loco o funcionamento de vários setores do hospital.

Com essa gestão, não tenho dificuldades na contratação de pessoas e de serviços, nem de manutenção. Nós queremos dar exemplo e fazer com que o Sistema Único de Saúde [SUS] seja produtivo, operativo e resolutivo”, destaca diretora-geral do Hospital do Subúrbio, Dr. Lícia Cavalcanti.

Funcionamento

Premiado internacionalmente e detentor do título de Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital do Subúrbio já se configura como um modelo a ser seguido por outras unidades de saúde brasileiras. Desde 2011, o HS opera com capacidade plena. Ao todo são 373 leitos, dos quais 253 de internação, 10 de UTI pediátrica, 50 para adultos e 60 de internação domiciliar. A unidade hospitalar dispõe de uma equipe de quase 1,5 mil profissionais, incluindo 270 enfermeiros, 585 técnicos de enfermagem, funcionários de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor.

O HS possui ainda corpo clínico composto por 394 médicos das mais diversas especialidades. Entre os serviços oferecidos estão ortopedia, cirurgia médica, neurologia clínica e cirúrgica, cirurgia vascular, urologia, pediatria, além de exames de bioimagem (ressonância magnética, Raio X e tomografia).

Ascom/Hospital do Subúrbio

(71) 3271-8674