ONU premia PPP do Hospital do Subúrbio durante evento na Colômbia

Home Notícias do HS ONU premia PPP do Hospital do Subúrbio durante evento na Colômbia

fachada_hs2-menor1-300x225O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, será apresentado a autoridades e especialistas internacionais, nesta quarta e quinta-feira (24 e 25), em Medellín, na Colômbia, durante o Fórum do Serviço Público das Nações Unidas. A unidade conquistou o Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria ‘Melhoria na prestação de serviços públicos’, após concorrer com mais de quatro mil iniciativas de todo o mundo.

Rogério Princhak, coordenador da Secretaria Executiva do Programa de PPP da Bahia, unidade vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), receberá o prêmio. Conforme a programação do Fórum, ele e representantes do HS estarão à disposição dos participantes do evento para falar sobre o projeto.

“O Hospital do Subúrbio é referência internacional de PPP na área de saúde. Por isso, vem conquistando diversas premiações e atraindo a atenção de todo o mundo”, afirma Princhak. Segundo ele, este é o quarto prêmio internacional conquistado pelo projeto baiano – em 2012, o HS foi laureado pela World Finance e pela KPMG e, em 2013, pelo Banco Mundial.

Para a diretora geral do Hospital, Lícia Cavalcanti, a premiação comprova o sucesso do modelo de gestão e operação alternativo através de PPP, “que foi capaz de atuar garantindo bons resultados assistenciais, efetivos, resolutivos e ágeis executados por equipes treinadas e integradas”.

Único projeto brasileiro

A premiação anual da Organização das Nações Unidas (ONU) será entregue para representantes de iniciativas destacadas no mundo. Foram inscritos este ano mais de quatro mil projetos, e a seleção final destacou 22 iniciativas de 18 países. Único projeto brasileiro a ser contemplado na edição 2015, o hospital foi reconhecido como uma das iniciativas inovadoras na melhoria da prestação de serviços públicos e promoção do desenvolvimento sustentável.

Em edições anteriores do prêmio foram contempladas outras iniciativas do Brasil – na Bahia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e, no plano nacional, o Fórum Interconselhos, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Realizada pelo Programa de Administração Pública das Nações Unidas, a premiação destaca “realizações e contribuições de instituições do serviço público que levam a uma administração pública mais efetiva e responsiva em países ao redor do mundo”, conforme o site da ONU.

Primeira PPP

O Hospital do Subúrbio foi o primeiro implantado e operado via Parceria Público-Privada no Brasil. A unidade, que começou a funcionar em setembro de 2010, atende a cerca de um milhão de pessoas de todo o subúrbio ferroviário, além de outros bairros de Salvador e localidades da região metropolitana. Com 373 leitos, o HS é voltado ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, nas áreas de urgência e emergência clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas, entre outros serviços.

A prospecção e a indicação para que o hospital concorresse ao prêmio foram feitas pelo Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (CIIIAP), vinculado à Secretaria da Administração do Estado (Saeb). O centro identificou o projeto como potencial candidato e incentivou a unidade de PPP do Estado a concorrer ao prêmio.

O governo baiano tem outras iniciativas de PPP na área de saúde. A mais recente é a Central de Diagnóstico por Imagem (telemedicina), que objetiva modernizar o serviço nos hospitais estaduais. Outro contrato nessa área é o do Instituto Couto Maia, em Salvador, especializado no tratamento de doenças infecciosas.

Secom