Hospital do Subúrbio implanta Linha do Cuidado do Trauma

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio implanta Linha do Cuidado do Trauma

11313060_10206813132109513_3743277953373522699_oSistematizar as ações de cuidado ao paciente durante sua permanência na instituição, melhorar a qualidade dos serviços e promover padrões elevados de atendimento, criando um ambiente clínico de excelência. Com o objetivo de tornar a comunicação ainda mais efetiva e sincronizada entre as áreas que cuidam do paciente, foi lançada nesta quinta-feira, dia 18, às 19 horas, no auditório do Hospital do Subúrbio, a Linha do Cuidado do Trauma.

Durante um jantar com cirurgiões-gerais do HS, reconhecidos como autoridades em seus turnos de plantão, 14 médicos foram nomeados como capitães do trauma. A intenção da iniciativa é construir uma metodologia participativa, com a definição de protocolos de atendimento. Quem ganha no final é o paciente, com uma ação muito mais orquestrada, pré-determinada, seguindo padrões de qualidade.

“O trauma é uma doença cada vez mais frequente no país, principalmente por conta dos acidentes de trânsito e das violências interpessoais. E esse paciente, que tem uma gravidade, precisa ter um atendimento rápido e eficaz. Por isso, é fundamental ter uma equipe empenhada e bem treinada. E para que toda equipe funcione, da melhor forma possível, é preciso definir lideranças”, explicou o cirurgião-geral e diretor do capítulo Bahia da Sociedade Brasileira de Atendimento Integralizado do Trauma, Dr. André Gusmão.

Linha de cuidado

É um modo de praticar, organizar e gerir o processo de trabalho e os serviços de saúde para garantir o cuidado integral do usuário, de modo responsável, coordenado e de acordo com suas necessidades. Sua análise permite identificar oportunidades de melhoria e de consolidar uma gestão integrada

O que se pretende com a Linha do Cuidado é rastrear esse paciente. Tudo isso com a finalidade de incentivar um maior entrosamento entre os setores envolvidos, além de uma integração entre as equipes assistencial e de apoio.

Ascom/Hospital do Subúrbio

(71) 3271-8674