Hospital do Subúrbio oferece capacitação para cuidadores

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio oferece capacitação para cuidadores

IMG-20150601-WA0016Com a intenção de capacitar e identificar um cuidador para que possa dar continuidade à assistência no momento em que a equipe não esteja presente ou, até mesmo, após a alta do paciente, o Hospital do Subúrbio realiza todo mês um treinamento para cuidadores. O último evento aconteceu no dia 30 de maio, das 14 h às 17h, no auditório do HS. Já a próxima capacitação está agendada para acontecer no dia 30 de junho, no mesmo horário e local.

Com a participação da equipe de internação domiciliar, o treinamento buscou orientar 57 cuidadores quanto ao seu papel no âmbito hospitalar, com foco na segurança do paciente. Desse total, 30 são profissionais custeados pelas famílias, 20 são familiares e sete da assistência domiciliar. Eles tiveram acesso a temas relacionados a higiene, dieta, prevenção de quedas, além de conhecerem seus direitos e deveres.

A médica da assistência domiciliar, Dr. Ana Cláudia conceituou algumas doenças e informou sobre as redes de apoio. No período de internação hospitalar e domiciliar, busca-se o envolvimento da família na identificação de um cuidador familiar para que possa dar continuidade à assistência no momento em que a equipe não esteja presente no domicílio ou, até mesmo, após a alta do paciente.

O Hospital do Subúrbio conta com 30 leitos para internação domiciliar, que se caracteriza pela desospitalização do paciente e encaminhamento ao seu domicílio, onde é assistido diariamente pela equipe do HS que fornece os cuidados necessários à sua reabilitação. Logo, a internação domiciliar permite a desospitalização de pacientes crônicos e de longa permanência que adentram o hospital.

Ascom/Hospital do Subúrbio
(71)3217-8674