Dia do Assistente Social é comemorado com ação social

Home Notícias do HS Dia do Assistente Social é comemorado com ação social

IMG-20150514-WA0066 (2)Empoderar o sujeito de direito ao acesso às informações, instrumentalizando-os quanto à rede de assistência, favorecendo o contato ao direito social. O Dia do Assistente Social foi comemorado nos dias 14 e 15 de maio no Hospital do Subúrbio com atividades lúdicas e educativas pensadas especialmente para os colaboradores, acompanhantes e pacientes. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Fundação Hemoba, a Organização de Procura de Órgãos (OPO), junto com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Foi montado um estande na unidade com a intenção de mostrar o fazer do assistente social, além de apresentar e disponibilizar materiais da rede de proteção ao idoso, à mulher, à criança e ao adolescente (rede de assistência social, saúde e previdência). Foram distribuídos os Estatutos do Idoso, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança (ECA), materiais informativos sobre doação de sangue, doação de órgãos, informes sobre trabalho doméstico, cooperativismo, dados sobre previdência, assédio moral e orientações sobre o DPVAT (seguro de trânsito).

Durante os dois dias, Zé Bolsinha visitou o hospital e participou da programação que buscou captar possíveis doadores de sangue. Ele reforçou a ação do Serviço Social, que montou na recepção principal de visitantes e no salão do ambulatório dos egressos, das 10h30 até 11h, o salão informativo. O espaço foi criado num momento de abordagem, objetivando acolhimento dos familiares/visitantes. Esta ação orientou a família como proceder numa visita ao paciente em unidade hospitalar.

As abordagens grupais no Salão Informativo objetivou incentivar a co-participação da família/ visitante no processo de recuperação da saúde do paciente internado no HS e a parceria do Hemoba foi fundamental na sensibilização do nosso público-alvo, já que o déficit no banco de sangue faz parte da rotina das urgências e emergências dos hospitais.”, destaca a assistente social, Daniella Bonfim.

A integração foi a palavra-chave para descrever a programação que contou também com um Quiz, que buscou testar os conhecimentos dos participantes sobre questões fundamentais, que perpassam noções de trânsito, saúde, educação, dentre outras.

Ascom/Hospital do Subúrbio
(71)3217-8674