Campanha de vacinação contra a gripe se estende no Hospital do Subúrbio

Home Notícias do HS Campanha de vacinação contra a gripe se estende no Hospital do Subúrbio

DSC05594-225x300O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do Hospital do Subúrbio, o SESMT, vai promover, de 25 a 27 de maio, das 7h30 às 16h30 horas, a Campanha de Vacinação contra a gripe 2015. A meta este ano é imunizar 100% dos colaboradores da unidade de saúde. Em 2013, 695 colaboradores foram vacinados, número que aumentou em 2014 para 806 colaboradores imunizados. A campanha de vacinação contra o vírus Influenza – causador da gripe – foi iniciada pelo Ministério da Saúde, no dia 4 de maio e segue até o dia 22 deste mês, em todo o país. Todos os brasileiros que fazem parte do chamado grupo prioritário devem ser imunizados.

Compõem o grupo principal da campanha as crianças entre seis meses e cinco anos; idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas, funcionários do sistema prisional e detentos; pessoas com doenças crônicas, e profissionais de saúde pública.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a médica do trabalho Ana Paula Cunha, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos considerados de alto risco para as complicações da infecção. “Os profissionais da saúde também devem receber a vacina de acordo com a norma da Segurança e Saúde do trabalhador. E o hospital, através do SESMT com o apoio do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário e do Núcleo de Segurança do Paciente do HS (NSP), deve realizar a imunização de todos os seus colaboradores anualmente, em campanha específica de vacinação”.

Ao contribuir para a proteção da saúde do trabalhador, a vacinação assegura que ele estará saudável e em plena forma para assistir a população que dele tanto precisa. De igual modo, evita que o colaborador seja obrigado a se ausentar do trabalho por ocasião da doença. “A intenção da unidade é atingir o maior número de colaboradores, facilitando esta ação através de uma campanha interna”, afirma a enfermeira sanitarista, Edleide Xavier.

A vacina contra a gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática a outras doses ou para quem tem alergia grave a ovo de galinha e derivados.

Ascom/Hospital do Subúrbio
(71)3217-8674