Comitiva da Aeronáutica conhece o modelo de PPP do Hospital do Subúrbio

Home Notícias do HS Comitiva da Aeronáutica conhece o modelo de PPP do Hospital do Subúrbio

DSC05846Primeira unidade hospitalar pública do Brasil a funcionar por meio de Parceria Público-Privada (PPP), e referência internacional no setor, o Hospital do Subúrbio vem chamando atenção de instituições, gestores públicos estaduais, municipais e também de ministérios, interessados em conhecer a operação e o modelo de gestão. Nesta quinta-feira, dia 26, uma comitiva de militares da Aeronáutica visitou as dependências internas da unidade de saúde, e se reuniu com diretores da unidade e representantes do governo baiano.

O grupo assistiu a apresentações sobre a estrutura organizacional e a formatação da PPP da instituição e puderam esclarecer dúvidas e obter diversas informações sobre o funcionamento da PPP do HS. Com o objetivo de avaliar o melhor modelo a ser implantado num Hospital em Florianópolis e conhecer as características da modelagem do contrato, o Comando da Aeronáutica aproveitou a oportunidade para buscar informações sobre os desafios das relações do estado com as Parcerias Público-Privada e as Organizações Sociais.

“Esta visita deu a dimensão da transparência da PPP. Temos um hospital em Florianópolis quase pronto e não sabemos o que fazer. Começamos a verificar qual o melhor modelo de gestão a ser implantado. Sabemos que os modelos de gestão tradicionais possuem dificuldades e pretendemos apresentar a solução mais adequada, prática de fazer e que seja aceita por todos. O que mais me chamou atenção foi a resolutividade e agilidade do hospital. As pessoas têm foco em resolver os problemas”, destacou o brigadeiro médico, Jorge Rebello Ferreira.

Na companhia do presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira, da diretora-geral da unidade, Lícia Cavalcanti, do diretor médico, Jorge Motta, do diretor de Gestão da Rede Própria da Sesab, José Valter, da coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Gestão do HS, Yumi Wakabayashi, além de outros coordenadores da unidade, a comitiva conheceu diversos setores do hospital, a exemplo de UTIs, enfermarias, salas de imagem e laudos, além da recepção principal.

“Essa é a segunda vez que a Aeronáutica nos faz uma visita e eles buscam através da nossa experiência ver a aplicabilidade do projeto PPP no âmbito da Forças Armadas. O grupo, que buscou colher informações sobre as diferenças entre os modelos de contratação de uma PPP e uma OS, percebeu que a contratação de uma PPP é mais integrada. Os resultados são medidos de acordo com apenas um contrato. É bem mais fácil viabilizar a parte de regulação e fiscalização pelo estado”, explicou Jorge Oliveira.

Após enumerar as vantagens da adoção de PPPs no setor de saúde, a diretora-geral do HS, Lícia Cavalcanti, destacou que o sucesso da instituição se deve à capacidade técnica e profissional da equipe, “na qual estão inseridas pessoas comprometidas com a qualidade do serviço e que possuem a visão ampla de agregar valores à sociedade”. A diretora afirmou ter alcançado os resultados devido ao acompanhamento, monitoramento e fiscalização feitas por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, contadores, administradores, entre outros profissionais.

Ascom/Hospital do Subúrbio
(71)3217-8674