Hospital do Subúrbio recebe visita do Governo de Santa Catarina

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio recebe visita do Governo de Santa Catarina

001Uma delegação composta por quatro representantes do Governo de Santa Catarina visitou, nesta quinta-feira (26), o Hospital do Subúrbio (HS), reunindo-se com diretores e percorrendo as instalações da unidade. Desde que foi inaugurado, há aproximadamente quatro anos, o HS – primeira unidade hospitalar pública do Brasil por meio de Parceria Público-Privada (PPP), reconhecida pelo excelente desempenho na assistência à saúde implantada no Subúrbio Ferroviário da capital baiana – recebe a visita de órgãos e entidades nacionais e estrangeiras interessadas em conhecer de perto o funcionamento da PPP.  

Premiado internacionalmente e detentor do título de Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital do Subúrbio já se configura como um modelo a ser seguido por outras unidades de saúde brasileiras, e agora também acaba de se tornar um bom exemplo para os catarinenses. A ideia do Governo de Santa Catarina, de acordo com os técnicos, é implantar na região um hospital do trauma nos moldes de uma PPP, que contemple toda a linha de cuidado do trauma, inlcuindo a reabilitação física do paciente.

003“Viemos aprender com vocês e saímos daqui com uma impressão bastante positiva. O Hospital do Subúrbio trabalha como uma empresa privada, com racionalização de recursos e constante manutenção”, afirmou Thiago Pereira de Freitas, auditor de carreira e controlador interno do Governo de Santa Catarina. 

Na avaliação de Valdir Ferreira, médico e consultor jurídico da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina,  o Hospital do Subúrbio mostra que é possível fazer gestão pública eficiente. “É a convicção confirmada de que o planejamento estratégico de uma estrutura complexa como a de um hospital é fundamental”, observou.

Para o médico Marcelo Reis, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Regional Santa Catarina), a PPP é um modelo alternativo e que pode dar certo, a exemplo do Hospital do Subúrbio. “A gestão hospitalar sob a administração direta do Estado é comprovadamente ineficiente. E o que se notou no Hospital do Subúrbio é a valorização dos recursos humanos, o que é de extrema importância em uma gestão”. 

Recebidos pelo presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira, pela diretora geral da unidade, Lícia Cavalcanti, e pelo diretor médico, Jorge Motta, os representantes do governo catarinense participam, ainda nesta sexta-feira (27), de encontro na Secretaria Estadual da Fazenda, no Centro Administrativo da Bahia, para ampliar os conhecimentos  sobre PPP no segmento hospitalar.