I Jornada de Enfermagem e Serviço Social é realizada no HS nesta quarta (14) e quinta (15)

Home Notícias do HS I Jornada de Enfermagem e Serviço Social é realizada no HS nesta quarta (14) e quinta (15)

DSC04308Com palestra, talk show e a participação de dezenas de colaboradores, o Hospital do Subúrbio (HS) iniciou, nesta quarta-feira (14), a I Jornada de Enfermagem e Serviço Social, uma realização da Gerência de Enfermagem e da Coordenação de Serviço Social do HS, com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente. No mês em que se celebra o Dia do Enfermeiro, o Dia do Assistente Social e o Dia do Técnico de Enfermagem, a atividade se configura como um rico e proveitoso debate de temas relacionados a estas profissões e da atuação dos colaboradores da unidade de saúde em suas respectivas áreas.

“A história da enfermagem e do serviço social se complementam no cuidado com o paciente”, destacou a gerente de enfermagem do HS, Salette Bahia, na abertura do evento. Para a coordenadora do Serviço Social da instituição, Simone Alencar, como as duas áreas trabalham com interação, em sintonia, a realização da jornada possibilita que os colaboradores conheçam ainda mais as atividades inerentes a cada uma das profissões.

Ressaltando a importância e a iniciativa de se promover o evento, a diretora-geral do HS, Lícia Cavalcanti, parabenizou os profissionais da enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem) e do serviço social. “Vocês têm o papel de cuidar dos outros nos momentos mais difíceis de suas vidas. É muito estranho para um paciente se sentir ‘um estranho no ninho’. Por outro lado, é confortante para ele saber que existe alguém zelando e recomendando que ele seja bem assistido. Por isso, quando escolhemos a nossa profissão, como vocês o fizeram, devemos ter ciência da importância do cuidar, dos nossos papéis e atribuições, das nossas responsabilidades, e fazer cada vez melhor, estar envolvidos com a pratica do bem”, salientou.

Em seguida, sob o tema Enfermagem e Serviço Social – o pioneirismo da profissão predominantemente feminina, a enfermeira Verônica Santiago e a assistente social Rejane Sena fizeram palestra bastante elucidativa sobre o tema, durante a qual foram apresentados aspectos históricos de ambas as profissões e abordadas questões como o significado e o papel da enfermagem e do serviço social, além de exibidos vídeos.

No segundo momento do evento, a enfermeira Viviane Colavolpe e a assistente social Daniela Bonfim realizaram o talk show intitulado Cuidar com Segurança no Processo de Internamento e Desospitalização, discorrendo sobre a atuação dos colaboradores do HS no cuidado seguro ao paciente. Durante a apresentação, Viviane e Daniela chegaram a trocar entre si a blusa das fardas que vestem no hospital, caracterizando a importância da interação da enfermagem e do serviço social no exercício da profissão.

Nesta quinta-feira (15), a I Jornada de Enfermagem e Serviço Social prossegue, das 8h30 às 12 horas, com atividade vivencial, relato de experiência e palestra, além de sorteio de brindes, como ocorreu neste primeiro dia de evento, no intervalo e ao final da atividade.