HS recebe visita de manutenção do título de Hospital Acreditado

Home Notícias do HS HS recebe visita de manutenção do título de Hospital Acreditado

O Hospital do Subúrbio recebeu, nesta terça e quarta-feira (25 e 26), a terceira visita de avaliação para a manutenção do título de Hospital Acreditado, conferido em setembro de 2012 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), esta foi a visita que antecedeu a avaliação para a recertificação do título, que ocorrerá em agosto deste ano. Outras duas visitas de manutenção já foram realizadas, com intervalos de seis meses. O título de Hospital Acreditado nível 1 tem a validade de dois anos.

A conquista do título de Hospital Acreditado, como explica Dra. Lícia Cavalcanti, diretora geral do Hospital do Subúrbio, foi obtida a partir do empenho e intenso trabalho de toda a equipe. “O grande beneficiado com este certificado é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que pode contar com um serviço de qualidade, devidamente capacitado para atendê-lo da melhor forma”, afirma. Ainda de acordo com a diretora, a certificação foi alcançada com a particular atenção aos oito passos fundamentais para a assistência segura ao paciente: recepção e identificação do paciente, através do acolhimento, passando pela classificação de risco, registro seguro em prontuário, atenção na administração de medicamentos, realização racional de exames, transporte do paciente crítico, cuidados para cirurgia segura e prevenção de infecção hospitalar.

Na visita todos os pricipais processos de trabalho e áreas de apoio foram cuidadosamente avaliados pela equipe do IQG (avaliação independente), com a identificação dos pontos fortes e, também, das oportunidades de melhoria dentro das políticas e ações já praticadas pela instituição, de acordo com o preconizado pela ONA.