Encontro debate fortalecimento da assistência à saúde na região do Subúrbio

Home Notícias do HS Encontro debate fortalecimento da assistência à saúde na região do Subúrbio

O Hospital do Subúrbio sediou, nesta terça-feira (17), a reunião mensal de territorialização promovida pelo Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário, com a participação de representantes da própria unidade hospitalar e de outras unidades de saúde da região. Durante o encontro, foram debatidas diversas questões, com foco na operacionalização estratégica dos serviços prestados à população. 

Participaram representantes da Sesab, do Hospital Caribé, da Central Municipal de Regulação, do Samu, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adroaldo Albergaria, das Unidades de Saúde da Família Ilha de Maré, Sérgio Arouca, São José e Fazenda Coutos III, além da equipe de colaboradores de distintas áreas do Hospital do Subúrbio.

“O objetivo deste grupo é fortalecer a assistência à saúde no Subúrbio, prestando atendimento cada vez mais eficiente à comunidade”, explicou Dra. Lícia Cavalcanti, diretora-geral do Hospital do Subúrbio. De acordo com ela, o encontro com integrantes do Distrito Sanitário do Subúrbio é valioso, à medida que possibilita a concretização dos princípios do Sistema Único de Saúde, o SUS, principalmente na hierarquização dos serviços públicos.

“Possibilita-nos discutir a territorialização, ou seja, a divisão da assistência prestada por área geográfica, classificando-a por ordem de complexidade, de forma que a unidade primária esteja ligada à secundária, e a unidade secundária à terciária, que é o hospital”, explica a diretora.

Ainda conforme Dra. Lícia, o apoio do Estado e do município tem sido fundamental na promoção  da assistência prestada na região. “A integração dos gestores, assim como destes com o Hospital do Subúrbio, é positiva. Além disso, estimula o fortalecimento de ações e o encaminhamento de propostas que visem à melhoria dos serviços de saúde”.

A ideia é que essa integração das unidades de saúde do Distrito do Subúrbio, continua a diretora, seja referência para outros distritos sanitários de Salvador. “Espero que a experiência desse piloto seja multiplicada. Dessa forma, iremos aprimorar a operacionalização dos serviços”.

Na avaliação de Dra. Lícia, não somente a participação de integrantes do Distrito do Subúrbio é importante. Neste encontro, por exemplo, um coordenador do Distrito de Itapagipe esteve presente. No próximo, será convidado o Distrito de São Caetano. “As unidades que ficam no entorno têm que fazer parte desse debate. Juntos, operacionalizaremos melhor”, enfatiza.

Ela pontuou ainda que a UPA Adroaldo Albergaria, em Periperi, que conta agora com nova gestão e contratou médicos por meio de empresa privada, vem apresentando visível melhoria no atendimento, o que tem sido percebido, inclusive, pelo usuário do SUS. Na avaliação dela, a presença do Programa Mais Médicos, por sua vez, também vem contribuindo para a melhoria do atendimento à população.