Hospital do Subúrbio promove III SIPAT

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio promove III SIPAT

Sob o tema Perfurocortante, risco constante, começa hoje (10) e prossegue até sexta-feira (13) a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital do Subúrbio (HS). De acordo com Ayla Monteiro, engenheira de segurança e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o objetivo do evento é proporcionar ao colaborador uma semana de conhecimentos sobre prevenção de acidentes do trabalho, através de palestras, vídeos, stands ilustrativos, entre outros.

“A SIPAT vista também alertar sobre os principais tipos de acidentes ocorridos e suas principais causas”, explica a engenheira. O tema deste ano foi escolhido após uma análise do alto índice de acidentes com material perfurocortante, cerca de 70% dos registros.

A SIPAT do HS é integrada, ou seja, envolve todas as empresas parceiras a fim de atingir 100% do público alvo, o colaborador do HS. “Este evento é obrigatório e deve ser realizado anualmente pela CIPA, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), conforme exigência normativa, NR-05. Espera-se levar conhecimento, tirar dúvidas e fazer com que o profissional do HS participe com alegria e aprenda brincando”, conclui Ayla.

Campanha – Em julho deste ano, em comemoração à passagem do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o SESMT do Hospital do Subúrbio, juntamente com a CIPA, promoveu uma campanha sobre prevenção de acidentes de trabalho.

Durante o período, a ação contou com a distribuição de folder informativo com orientações sobre o que é um acidente de trabalho, os principais tipos e causas de acidentes, assim como medidas de prevenção e o uso adequado dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Indivdual.

Além disso, foram divulgadas dicas de prevenção de acidentes em murais e displays do hospital. Colaboradores do SESMT e da CIPA visitaram também diversos setores da unidade de saúde, destacando a importância da abordagem do tema.