Hospital do Subúrbio completa três anos com importantes conquistas e projeção de crescimento

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio completa três anos com importantes conquistas e projeção de crescimento

O Hospital do Subúrbio (HS) completa três anos de funcionamento com importantes conquistas e projeção de crescimento. Nesse período, a unidade ganhou notável reconhecimento na área de saúde, tanto dentro como fora do país, e ampliou a oferta de assistência médica à população baiana, especialmente aos moradores do Subúrbio Ferroviário da capital. A passagem do aniversário foi lembrada nesta sexta-feira (13), durante exibição de vídeo documentário institucional, na sede do HS.

O encontro reuniu  o presidente da Prodal Saúde, Dr. Jorge Oliveira, a diretora geral do hospital, Dra. Lícia Cavalcanti, o diretor técnico, Dr. Joge Motta, a superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Gisélia Santana, representando o secretário estadual de Saúde Jorge Solla, o secretário-executivo de PPP do Estado, Rogério Princhak, a assessora do gabinete da Secretaria da Fazenda, Mara Clécia Dantas, a auditora da Sefaz, Camila Aguiar, a diretora da Central de Regulação do Estado, Vicenza Lorusso, além de colaboradores da unidade.

Nestes três anos, o HS realizou mais de 20 mil cirurgias, a maioria delas – em torno de 70% – nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia e urologia, além de mais de: 300 mil atendimentos na emergência e ambulatórios, 60 mil internações e 1 milhão de exames. Os números dão conta da realidade de uma instituição que funciona a todo vapor, 24 horas por dia, seja priorizando o atendimento do paciente com situação clínica de maior gravidade e risco, orientando os casos mais simples ou preservando, a todo instante, a dignidade daqueles que necessitam de cuidados de saúde.

Na avaliação de Dra. Lícia, o Hospital do Subúrbio se configura como um projeto de importância imensurável, diante dos resultados obtidos nestes três anos e da satisfação proporcionada aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS. “Recebemos esta semana o resultado de uma pesquisa que encomendamos a um avaliador independente. O estudo revelou, em todos os quesitos, que mais de 90% de nossos usuários estão satisfeitos com o atendimento prestado pelo hospital. Este resultado referenda e ratifica as nossas avaliações internas”, destaca. Realizada pela Sete Quatro Comunicação, entre os dias 26 de julho e 30 de agosto deste ano, a pesquisa colheu o depoimento de 2.204 pessoas – 1.129 pacientes e 1.075 acompanhantes.

Para o presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, o HS é uma experiência exitosa e que revela um caminho novo e alternativo para o SUS. “Quebramos paradigmas, prestando atendimento de forma humanizada e deixando os usuários satisfeitos, como apontam as pesquisas. Estas conquistas são o nosso troféu”, considera. O diretor técnico do hospital, Jorge Motta, por sua vez, lembra que as conquistas obtidas pelo HS são fruto de um trabalho coletivo, de uma equipe atenta aos cuidados com os pacientes.

À frente da Coordenação da Emergência do Hospital do Subúrbio há um ano, Dra. Alessandra Valentina revela que o principal desafio sempre foi o de prestar atendimento a todos aqueles que recorrem à emergência. “Chegamos a receber até 400 pessoas por dia na unidade, porém o nosso perfil de atendimento são os casos de alta complexidade. Por isso, para não perdermos de vista a qualidade de nossos serviços, adotamos a classificação de risco, separando os casos de alta dos de baixa complexidade”, frisa.

Crescimento – A partir de janeiro do próximo ano, se inicia uma nova fase para o Hospital do Subúrbio, a da expansão de suas instalações. Dividida em quatro etapas, no período de um ano, com término previsto para janeiro de 2015, a unidade ampliará o atendimento para os casos de baixa complexidade.

“É uma necessidade levantada após revisão criteriosa do perfil epidemiológico da população do Subúrbio, a que mais procura a unidade. Ampliaremos o nosso leque de serviços, passando a funcionar também como uma unidade pré-hospitalar fixa, sem perder de vista o nosso foco, o de sempre melhorar a qualidade do atendimento”, explica a diretora geral.

Outro desafio para o ano de 2014 e que trará impactos positivos para a qualidade da assistência é a implantação da especialização médica em urgência e emergência. “Contribuiremos na formação do jovem médico e estimularemos a sua dedicação ao serviço público de saúde. Aguardamos apenas a aprovação dos órgãos reguladores”. Ainda no ano que vem, a unidade implementará residência médica voltada para as especialidades de cirurgia do trauma, ortopedia, clinica médica e pediatria, além de residência multiprofissional.

Sobre o HS:

Inaugurado em 13 de setembro de 2010, sob a gestão, operação e aparelhamento da concessionária Prodal Saúde S.A. – formada pela baiana Promédica e pela francesa Dalkia (atual Vivante), o Hospital do Subúrbio é destaque pela qualidade no atendimento e por ser também o primeiro a funcionar por meio de uma PPP no Brasil.

A unidade, localizada no bairro de Periperi, em Salvador, é também o primeiro hospital público no Estado da Bahia com o certificado de Acreditação Hospitalar, título concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e é monitorado por um comitê do qual fazem parte representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e auditores independentes, que acompanham sua produção quantitativa e qualitativa.

O HS oferece atendimento de urgência e emergência, para pacientes adultos e pediátricos, e dispõe de especialidades em clínica médica, clínica cirúrgica, traumato-ortopedia, pediatria e medicina intensiva. Conta ainda com o trabalho interativo de diversas disciplinas em saúde, como enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia e fonoaudiologia, além de todo um time de apoio operacional.

Estrutura – Baseado em um modelo assistencial que concilia qualidade e conforto, o HS possui uma estrutura de acomodação adequada, por meio da qual os pacientes recebem todos os cuidados necessários, assistidos por uma equipe multidisciplinar.

A unidade apresenta um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem(radiologia digital, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica) e laboratório de análises clínicas. Também possui um Centro Cirúrgico com excelentes instalações e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.

Ao todo, são 373 leitos. Na terapia intensiva, são disponibilizados 10 leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos. A unidade possui também 253 leitos de internação e 60 de internação domiciliar.

O HS dispõe de uma equipe de 1.315 funcionários, incluindo 255 enfermeiros, 546 técnicos de enfermagem, sendo os demais profissionais de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor. Conta, ainda, com um corpo clínico composto por 409 médicos das mais diversas especialidades.

Referência – O Hospital do Subúrbio é referência pelos serviços prestados à população de Salvador. Por isto, desperta interesse de diversas organizações e autoridades que visitam a unidade de saúde para conhecer de perto as instalações e o modelo de gestão.

Em março deste ano, por exemplo, o HS recebeu a visita do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, e do presidente da Internacional Finance Corporation (IFC), Jin Yong Cai. Na ocasião, Jim Yong Kim, que também é médico, comentou que o hospital tem o melhor em termos de infraestrutura e tecnologia em saúde, além de profissionais qualificados e preparados para atendimentos.

O HS já recebeu também a visita da diretora geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mirta Roses Periago, do representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, do especialista sênior em saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Frederico Guanais, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dentre outras autoridades.

Prêmios – A unidade também já conquistou prêmios e foi destaque em diversas publicações, tanto nacionais, a exemplo do jornal Valor Econômico, como internacionais, a exemplo do jornal britânico Financial Times.

Para se ter uma ideia, a unidade já acumula três prêmios internacionais: um da empresa de consultoria KPMG Internacional, sediada na Inglaterra, que classificou o projeto baiano de PPP como um dos 100 melhores no setor de infraestrutura pública do mundo nos últimos cinco anos; um da revista World Finance, que o considerou entre os melhores projetos de PPP na América Latina; e outro do Internacional Finance Corporation (IFC), juntamente com o Infrastructure Journal, que classificou a unidade entre os 10 melhores projetos de Parceria Público Privada (PPP) da América Latina e do Caribe.

Este último prêmio foi concedido um mês após a visita do presidente do Banco Mundial à unidade. O IFC é membro do Grupo Banco Mundial e a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento. A solenidade de entrega aconteceu em Washington, nos Estados Unidos, com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário de Saúde Jorge Solla e do presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela gestão do HS, Jorge Oliveira.

Assessoria de Comunicação / Hospital do Subúrbio – 13.09.2013