Hospital do Subúrbio orienta funcionários sobre a prática correta e segura de atividades no ambiente de trabalho

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio orienta funcionários sobre a prática correta e segura de atividades no ambiente de trabalho

A Coordenação do Serviço de Fisioterapia do Hospital do Subúrbio (HS), juntamente com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), promove, no decorrer deste mês de agosto, uma ação com o objetivo de orientar os funcionários a realizarem suas atividades de forma correta e segura, evitando lesões e acidentes no ambiente de trabalho. 

De forma prática, fisioterapeutas e estagiários, em parceria com técnicos de segurança do trabalho, farão visitas periódicas aos setores assistencialistas do HS, simulando as principais ações diárias que envolvem risco de lesões para o trabalhador e até mesmo para os pacientes, caso o profissional realize a atividade de forma inadequada.

As principais atividades simuladas serão as transferências do leito para a maca de transporte,  o posicionamento correto durante o banho no leito, a transferência para a cadeira higiênica e a cadeira de rodas, o posicionamento correto e seguro diante do paciente hemiplégico, a postura no trabalho, além de orientações específicas para cada setor.

“O gerenciamento do risco clínico e não clínico é uma prioridade institucional. É de extrema importância que a equipe assistencial saiba como evitar o desgaste físico, utilizando melhor o seu corpo durante a execução laboral.  É necessário também que  saiba evitar, de forma segura, quedas ou lesões em pacientes dependentes funcionais, aqueles que precisam de ajuda parcial ou total para executar tarefas”, diz a coordenadora do Serviço de Fisioterapia do HS,  Jeane Farias.

Como lembra Ayla Monteiro, engenheira de segurança do trabalho do HS, o próprio SESMT já atua de forma preventiva na saúde e segurança dos colaboradores, minimizando e/ou eliminando os riscos inerentes às atividades realizadas pelos diversos profissionais e suas respectivas áreas. “Esta ação visa orientar e alertar os nossos colaboradores da importância da prevenção em pequenos movimentos que são realizados diariamente. Como exemplo, podemos citar o alto índice de atestados por lesões osteomusculares, além de queixas e até mesmo afastamentos“, afirma.