Hospital do Subúrbio promove encontro com lideranças comunitárias da região

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio promove encontro com lideranças comunitárias da região

Lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário de Salvador participaram, nesta segunda-feira (15), de uma reunião com diretores, coordenadores e médicos do Hospital do Subúrbio (HS). Promovido pela diretoria da unidade de saúde, o encontro possibilitou a participação das comunidades locais no debate de questões relacionadas ao funcionamento do hospital.

“Convocamos essa reunião porque entendemos que vocês são nossos colaboradores. Precisamos mostrar às comunidades que o nosso perfil é prestar atendimento nos casos de urgência e emergência, nas situações de risco. O hospital não pode e não tem condições de atender a todos que nos procuram para resolver problemas de saúde de baixa complexidade”, salientou Dra. Lícia Cavalcanti, diretora-geral do HS.

De acordo com Dra. Lícia, que apresentou para as lideranças comunitárias um balanço da evolução do atendimento ao longo destes mais de dois anos e meio de funcionamento, a quantidade diária de pessoas que se dirigem ao hospital aumentou consideravelmente nos últimos meses, o que tem gerado uma espera maior para o atendimento.

“Para se ter uma ideia, atendemos na emergência diariamente em torno de 400 pessoas. Além disso, realizamos de 26 a 27 cirurgias por dia”, enfatizou a diretora, salientando que, em menos de três anos de funcionamento, o hospital já prestou atendimento a mais de 283 mil pessoas na emergência, e realizou mais de 33 mil internamentos. “Temos o compromisso de manter o nosso padrão de qualidade. Não há como ampliar a assistência de forma contínua sem pensarmos nisso”, pontuou.

Para melhor atender a população do Subúrbio, o governo já estuda a possibilidade de ampliar o Hospital do Subúrbio, como sinaliza a diretora. Nesta nova unidade, que funcionaria nos moldes de uma UPA, seriam atendidos os casos de baixa complexidade, desafogando a emergência do HS. “Vamos continuar cobrando também do município que seja adequadamente mantido o atendimento à população nas UPAs de Escada e de Periperi”. 

Comércio – No sábado (13), o secretário Estadual de saúde Jorge Solla também esteve reunido no Hospital do Subúrbio com lideranças comunitárias da região, além da diretora do HS e da assessora da Sesab Vânia Galvão. Durante o encontro, foram debatidas questões como a organização do comércio nas imediações da unidade de saúde. A ideia é estruturá-lo em 23 boxes e com a oferta de estacionamento. As lideranças debateram também questões como a contratação de novos médicos para o Estado, a situação das UPAs, dentre outras.