Hospital do Subúrbio capacita colaboradores da área de saúde pelo INESS

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio capacita colaboradores da área de saúde pelo INESS

De abril a outubro deste ano, através de uma parceria do Hospital do Subúrbio com o Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS), profissionais da enfermagem, fisioterapeutas e médicos da unidade estarão participando de cursos de ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), BLS (Suporte Básico de Vida) e PALS (Suporte Avançado de Vida em Pediatria).

De acordo com a enfermeira Andréia Ferreira, coordenadora da Educação Permanente do hospital, um dos principais objetivos é garantir que os colaboradores possam ampliar os seus conhecimentos em urgência e emergência. “Os profissionais são capacitados para oferecer uma melhor assistência com base em nosso perfil de atendimento. E eles podem escolher o curso que esteja voltado para a sua área de atuação”, explica.

A técnica em enfermagem Betânia Nogueira, que trabalha no Hospital do Subúrbio há dois anos e meio, é uma das que participaram do curso de BLS. “Eu aprendi bastante. Conheci práticas que me permitirão adotar com segurança certos procedimentos nos pacientes. Esse incentivo da instituição foi de fundamental importância”, avalia. O hospital subsidiou 80% do curso para os seus colaboradores.  

Sobre o INESS – O INESS é uma iniciativa conjunta da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde (FABAMED). Em seus treinamentos, a entidade aplica a simulação realística, um método de treinamento utilizado principalmente em atividades de risco e que tem o objetivo de aumentar a segurança dos processos. Apoiada por alta tecnologia, essa simulação reproduz, por meio de cenários clínicos, experiências da vida real, com o uso de manequins e atores em instalações que criam um hospital-virtual capaz de garantir a segurança no processo de assistência ao paciente.